Prova Paraná será aplicada para alunos da rede municipal e estadual nesta quarta (31) e quinta (1)


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/08/2022 às 12h35 Atualizado 17/02/2024 às 16h12

Nesta quarta (31) e quinta-feira (1) acontecerá a 2ª edição da Prova Paraná, aplicada a todos os estudantes da rede estadual e municipal de ensino. Em cada dia serão avaliadas áreas do conhecimento diferentes: no dia 31 de agosto, será aplicado o caderno 1, de Linguagens e Ciências Humanas e, no dia 1 de setembro, o caderno 2, de Matemática e Ciências da Natureza.

No Litoral do Paraná, existem 30.649 estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, que podem realizar a avaliação, aplicada em cada escola, com duração de 2h30 por dia, durante o horário de aula. Após o término da prova, as aulas devem continuar com a grade horária normal de cada instituição.

Já na rede municipal, são cerca de 14 mil alunos, porém, somente aqueles que estiverem no 5º ano serão avaliados.

Nesta edição, o exame será aplicado para todos os alunos da modalidade regular de ensino, desde o 5º ano, ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o ensino médio (1ª a 3ª série), estudantes da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é de conhecer melhor o nível de aprendizado dos alunos, focando prioritariamente nos conteúdos ensinados no segundo trimestre, que começou em 30 de maio e termina oficialmente em 16 de setembro.

A coordenadora da equipe de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, que administra as escolas de rede estadual das sete cidades do Litoral, Carolina Molina, destaca a importância da participação de todos os estudantes. “A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo identificar as dificuldades apresentadas por cada um dos estudantes e apontar as habilidades já apropriadas no processo de ensino e aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia e Inglês, no Ensino Fundamental, e Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia, Filosofia, História, Química, Física, Biologia, Geografia e Inglês, do Ensino Médio. É uma ferramenta para o professor, equipe gestora da escola, Secretaria Municipal de Educação e sua equipe elaborarem, a partir de evidências, ações de melhoria da aprendizagem”, explica.

Os resultados serão disponibilizados para as escolas a partir do dia 5 de setembro pelo Power BI para auxiliar professores, equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.