Quase um mês após emissão de licença ambiental prévia, prefeito manda recado sobre ponte; “é uma realidade que não tem como ser alterada”


Por Flávia Barros Publicado 22/05/2023 às 18h32 Atualizado 18/02/2024 às 11h58
ponte de guaratuba
A ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, quatro pistas de rolamento, além de passeio para pedestres e ciclovia em ambos os sentidos Foto: AEN

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (União), começou o expediente, nesta segunda-feira (22), mandando um recado, por meio de vídeo postado em seu perfil nas redes sociais. Justus aparece em uma embarcação, ao lado de um maquinário, onde afirma acompanhar a etapa de sondagem da baía de Guaratuba.

Começamos a semana acompanhando o trabalho da sondagem do fundo da baía de Guaratuba, onde será construída a nossa ponte. Essa é a resposta que o governo do estado dá para aqueles que não acreditam ou que torcem para que a ponte não saia. Ela já está sendo construída, já foi emitida nota fiscal, o município já arrecadou ISS. É uma realidade que não tem como ser alterada“, diz o prefeito.

Parabéns governador e muito obrigado pelo apoio que você tem dado ao nosso Litoral”, finaliza Roberto Justus, no vídeo em que “marca” o governador Ratinho Junior (PSD), na postagem.

Veja o vídeo, na íntegra:


Licença ambiental prévia


A ponte de Guaratuba volta a ser tema de publicação do chefe do executivo municipal quase um mês após o Instituto Água e Terra (IAT) emitir a licença ambiental prévia para a construção da ponte. O documento, emitido em 26 de abril, permitiu ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. As ações têm de seguir o detalhamento apontado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

Conforme divulgou o governo do estado, na ocasião, estão liberados nesta etapa os trabalhos da equipe projetista, que incluem sondagens e levantamentos de campo no trajeto da futura obra. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, é responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final antes do início da obra, previstas para começarem no segundo semestre deste ano, com prazo de 24 meses de execução – contando licença e projeto, são 32 meses de contrato.


A ponte


O investimento na Ponte de Guaratuba será de R$ 386,9 milhões. A estrutura terá 1.244 metros de comprimento, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.