Sandra do Dorinho deixa legado político e humanitário em Paranaguá


Por Redação Publicado 18/09/2023 às 10h08 Atualizado 18/02/2024 às 23h42

Sandra Luzia Lopes dos Santos de Souza, conhecida como Sandra do Dorinho, morreu nas primeiras horas desta segunda-feira (18), aos 64 anos de idade, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Sandra deixa duas filhas e um legado notável na política parnanguara.

Sandra foi uma das figuras proeminentes de Paranaguá. Proprietária da tradicional Funerária Nossa Senhora do Rocio Dorinho, aberta em 1966, ela trabalhou para que as famílias parnanguaras tivessem um atendimento humanizado na hora da morte de seus entes queridos. Além de empresária, ela também representou a comunidade por cinco vezes na Câmara de Vereadores do município.

Sandra se tornou conhecida por sua atuação na política e na prestação de serviços funerários humanizados. Foto: Câmara de Paranaguá.

Sua trajetória política começou em 1996, quando foi eleita vereadora pela primeira vez, com 694 votos. Já em 1998, se candidatou a deputada estadual e obteve uma expressiva votação de 14.552 votos, conquistando a suplência do cargo. Dois anos depois, ela se tornou vice-prefeita na gestão do então prefeito Mário Roque, e assumiu de 2001 a 2004.

A empresária caiu nas graças do povo e foi eleita como representante na Casa de Leis outras quatro vezes. Em 2004 com 2.041 votos, em 2008 com 2.118 votos, em 2012 com 1.339 votos e novamente em 2016 com 975 votos. Embora não tenha obtido êxito em sua candidatura em 2020, sua influência e presença na comunidade nunca diminuíram.

A Prefeitura de Paranaguá declarou luto oficial de três dias devido à morte da ex-vereadora. Durante esse período, a bandeira do município permanecerá erguida à meia haste.

O prefeito Marcelo Roque (PSD), lamentou o falecimento de Sandra. “É com profundo pesar e tristeza que manifesto a perda da Sandra do Dorinho. Ela foi um figura política importante e todo o seu trabalho teve impacto na comunidade parnanguara”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Fábio Santos, também se manifestou. Ele destacou que que a notícia do falecimento da conhecida empresária deixa a cidade em luto.

A nossa querida Sandra do Dorinho sempre foi uma pessoa bem humorada, querida entre todos os vereadores e uma mulher que buscava ajudar a todos, indistintamente. Hoje, estamos todos de luto por esta notícia que nos pegou de surpresa“, disse o vereador e presidente da Casa de Leis.

Pelas redes sociais, diversos vereadores, servidores da Câmara, colegas, amigos, e moradores da cidade também publicaram mensagens de carinho e pesar pela partida da ex-vereadora.

Família

Sandra deixa sua mãe, as filhas Thammy e Ana Carolina, sua irmã, sobrinhos, neto e outros familiares que a amavam profundamente. Em um comunicado nas redes sociais feito pela Funerária do Dorinho, a equipe afirmou que seu exemplo de assistência funeral humanizada continuará a ser seguido como legado, garantindo que as famílias recebam o apoio necessário em momentos de luto.

Para agir de acordo com o desejo dela, a família realizará uma cerimônia de cremação e não haverá velório.