Segunda edição da Caminhada pela Inclusão acontece neta terça-feira (21), em Paranaguá


Por Redação Publicado 20/03/2023 às 14h27 Atualizado 18/02/2024 às 07h19

Nesta terça-feira (21), em Paranaguá, acontecem dois eventos voltados à inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Primeiro, às 11h30, haverá a entrega de carteiras de identificação para pessoas com Síndrome de Down, no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Já às 15h, acontece a caminhada pela inclusão e conscientização da síndrome, com largada na Praça dos Leões e trajeto até o Joaquim Tramujas.

A carteira será expedida pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), mediante requerimento do interessado e relatório médico e documentos pessoais. O prefeito Marcelo Roque (Podemos) fala sobre a importância da iniciativa para aumentar a inclusão social das pessoas portadoras da síndrome.

A carteirinha vai facilitar a vida das pessoas com Síndrome de Down e suas famílias, promovendo maior inclusão para todos. A cada dia que passa, Paranaguá se torna uma cidade mais inclusiva”, diz o prefeito.

A secretária de Inclusão, Camila Leite, conta que as iniciativas buscam orientar a população e transformar o olhar da sociedade sobre as pessoas portadoras da síndrome.

O ponto chave para a qualidade de vida de quem tem Síndrome de Down é promover e orientar a aceitação dessa condição desde a infância até a vida adulta. Então, é importante reforçar a ideia de que a pessoa é como qualquer outra, com os mesmos direitos, de entristecer, de ser feliz, de ter família, ir à escola, trabalhar“, reforça a secretária.

Sobre a Lei Municipal

A Lei Municipal Nº 4.279/2023, que institui a Carteira de Identificação para a Pessoa com Síndrome de Down, foi proposta pelo vereador Jean Domingues (Podemos), que também participou do ato de sanção do projeto.

Aprovada na semana passada, a nova lei tem por objetivo promover a garantia de direitos, do pronto atendimento, e a prioridade nos serviços públicos e privados do município, em especial nas áreas da educação, saúde e assistência social para a pessoa com Down.

Caminhada pela Inclusão

A caminhada pela inclusão e conscientização da síndrome acontece no mesmo dia. Para Camila Leite, a nova lei, em conjunto com a caminhada, torna Paranaguá uma referência na luta pela igualdade social.

Tanto a entrega das carteiras quanto a caminhada são importantes para estabelecermos Paranaguá como referência em inclusão. É uma demanda necessária para as pessoas com Síndrome de Down e suas famílias”, afirma.

Um dia especial

O dia 21 de março é considerado o Dia Mundial da Síndrome de Down, porque esta data se escreve como 21/3, o que faz alusão à trissomia do 21, isto é, à alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas, no caso da pessoa com Down, aparece com três exemplares.