Startup ajuda a aumentar em até 200% renda de pescadores de Pontal do Paraná


Por Marinna Prota Publicado 26/08/2021 às 08h50 Atualizado 16/02/2024 às 11h14

Um negócio social criado em Pontal do Paraná passou a ser motivo de comemoração para pescadores da região. Segundo um levantamento feito pela startup “Olha o Peixe!”, as 96 famílias que participam da rede criada para vender frutos do mar da pesca artesanal tiveram um aumento de até 200% na renda familiar em quase três anos. Os números cresceram inclusive durante a pandemia, já que o negócio consiste em um programa de assinatura e entrega de pedidos no litoral e na capital paranaense.

O negócio social chegou à marca de 6 mil entregas realizadas e quase 27 toneladas de pescados vendidos. O objetivo é de incentivar uma cadeia de produção e consumo sustentável. “Temos o princípio de fazer negociações mais justas com os pescadores e pescadoras. O preço de compra dos pescados é fixo e definido em conjunto para valorizar essa atividade tradicional que é tão rica. Isso também dá aos pescadores maior poder de negociação com outras empresas e grupos para os quais eles fornecem”, explica o oceanógrafo e fundador da Olha o Peixe!, Bryan Müller. 

Cerca de 60% da receita gerada é destinada aos pescadores, um valor que gira em torno de R$ 445 mil. Um dos coordenadores do Movimento dos Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná (Mopear), Claudio Nunes, é pescador há mais de 40 anos, e ressalta a importância de projetos como este. “Com eles tem uma grande diferença para nós porque eles compram os pescados por um preço muito bom, valorizam o produto e o nosso trabalho. É isso que a gente gostaria que mais empresas fizessem, mas o mercado de pescados acaba oferecendo preços muito baixos, que desvalorizam nosso trabalho”, explica o pescado.

O que é o Olha o Peixe!?

O negócio social funciona como um clube de assinatura em que os clientes pagam um valor mensal para receber combos que incluem produtos como peixe, camarão e carne de siri, fruto da pesca artesanal. Todos os pedidos são armazenados em embalagens biodegradáveis e entregues com o nome do pescador e da embarcação utilizada. Atualmente, o negócio possui 363 assinantes, mas quer bater a meta de 1 mil assinaturas até o final de 2021. “Com mais clientes, a gente vai conseguir beneficiar mais famílias e comunidades da pesca na atividade”, finaliza Müller.