Torneio de Beach Tennis movimentou Matinhos no fim de semana; até Beto Richa participou


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/04/2023 às 00h47 Atualizado 18/02/2024 às 09h50

No sábado (21), aconteceu a terceira edição do torneio LM Beach Tennis, em Matinhos. A competição, que reuniu mais de 70 participantes, aconteceu nas areias da Praia Mansa, em Caiobá, ao longo do dia todo.

Organizado pelo professor Leonardo Mendes da Silva, que dá aulas da modalidade em Matinhos e em Curitiba, o evento, que acontece uma vez por mês, é voltado para alunos e iniciantes no esporte que mostra que veio para ficar. Além disso, o torneio ainda movimenta o comércio local e atrai turistas para o Litoral.

Nosso objetivo é fomentar o esporte em nossa cidade. Nesta edição, participaram pessoas de Curitiba, Paranaguá, Matinhos, alunos, quem não é aluno, mas gosta de jogar, enfim, foram mais de 70 inscritos”, conta Léo Mendes ao JB Litoral.

Os atletas disputaram nas categorias D e E, masculina, feminina e mista. Entre os ilustres participantes, estava o ex-governador e atual deputado federal do Paraná, Beto Richa (PSDB), que competiu na categoria D, com sua dupla, o professor universitário Achiles Júnior, e se consagraram vencedores em cima dos atletas de Paranaguá, Eduardo Guterres e Renan Bonafini.

Com muito entrosamento em quadra, é o segundo torneio que a dupla participa e é campeã. “Estamos treinando bastante; começamos aqui na praia há alguns verões passados, tomamos gosto pelo negócio e passamos a treinar direitinho, o que está dando resultado. Esse é o segundo torneio que participamos e vencemos”, diz Achiles.

Achiles e Beto Richa foram os vencedores do torneio, na categoria D. Foto: Clóvis Santos

Richa confessa que o Beach Tennis é um hobby que o viciou. “Esse esporte é uma delícia, é viciante, quem começa, não para mais. Adoro praticar esportes, já fiz várias modalidades, mas uma que me identifiquei bastante é o BT. Não posso jogar muito por conta dos afazeres em Brasília, mas deu certo de participar desse torneio por conta do feriado, acabei me inscrevendo de última hora e nos tornamos campeões”, comenta em conversa com o JB Litoral.

Movimenta o Litoral

Com premiação de troféu e kit com brindes para os campeões e finalistas de cada modalidade, o torneio é patrocinado por empresas do Litoral que apoiam o esporte. “A ideia é sempre realizar o torneio uma vez por mês para chamar o pessoal para Matinhos, movimentar a cidade, a praia. Não precisamos depender só da temporada, um evento como esse ajuda bastante os comerciantes, quiosqueiros, hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Todo mundo ganha, a cidade ganha, e isso é muito importante para nós”, destaca Léo Mendes.

Quem também fala sobre isso é o deputado federal Richa. Ele ressalta que esse tipo de evento movimenta a economia do Litoral, uma vez que muitas pessoas de outras cidades vieram para o município e se utilizaram dos empreendimentos locais. “São participantes que se hospedaram em hotéis, frequentaram restaurantes, bares. Então, esses jogos são mais uma atração para o Litoral e auxiliam na movimentação da economia local”, conclui.

BT não é modinha

Léo Mendes é professor de BT e o organizador do torneio, que deve acontecer uma vez por mês nas areias da Praia Mansa. Foto: Luiza Rampelotti/JB Litoral

O professor e organizador do torneio defende que, apesar de recente no Litoral do Paraná, o Beach Tennis não é ‘modinha’. “O BT é um esporte que veio para ficar e não vai acabar tão cedo. Ele é fantástico, democrático, para famílias. Jogam maridos, esposas, filhos, todo mundo”, diz Léo Mendes.

Sobre a participação de um ex-governador em seu evento, ele comenta que Beto Richa é seu aluno. “É legal ter pessoas assim, públicas, isso agrega muito e faz com que o torneio seja bem visado”, conclui.

Participação feminina

Patrícia e Gisele foram as campeãs da categoria feminina D. Foto: Clóvis Santos

Representando as mulheres que jogam BT, as vencedoras da competição foram Patrícia Castilho Andrade, personal trainer em Paranaguá, e Gisele Cotting Meira Piel, enfermeira em Curitiba. As duas se conheceram no mesmo dia do evento, pois foi a organização que montou a dupla.

Para nós foi uma surpresa e experiência incrível podermos participar desse dia especial, dia lindo de sol, e ainda sair com a vitória. O evento em si atrai muitas pessoas de fora, proporcionando saúde, atividade física, amizades. Então, trazendo essa relação do esporte, saúde, atividade física, animação e amizade, isso é tudo de bom, é só o que eu quero para 2023”, comenta Patrícia.

Gisele, que é ‘iniciante’ no mundo das competições, afinal, essa foi apenas a sua segunda experiência, ficou surpresa e muito contente com a vitória.  “Estou muito feliz porque a intenção é vir pelo esporte, para participar, mas claro que ganhar um troféu é muito bem-vindo”, conclui.

Veja mais fotos do evento