Tragédia: deslizamento de barreira arrasta caminhões e outros veículos na BR-376


Por Flávia Barros Publicado 28/11/2022 às 23h19 Atualizado 17/02/2024 às 22h46

Era por volta de 15h30 da tarde desta segunda-feira (28) quando veio a notícia do primeiro deslizamento que interditou duas faixas no km 669, da BR-376, em Guaratuba, nas imediações da curva da santa. O transtorno foi apenas um alerta do que se transformaria em tragédia, cerca de três horas depois, quando, no começo da noite, um grande deslizamento arrastou vários veículos que passavam lentamente pelo local, devido ao congestionamento formado pelo primeiro incidente. Carretas, caminhões e veículos de passeio desceram precipício abaixo arrastados por toneladas de terra, rochas e vegetação. Forças de segurança e socorro se deslocaram para prestar socorro vindos de Curitiba, São José dos Pinhais e cidades catarinenses Garuva, Balneário Camboriú e Itajaí.

Com pistas fechadas pela PRF, apenas veículos de socorro seguiram em direção ao km 669. Foto: Reprodução/PRF

BLOQUEIOS E RETORNOS

De acordo com a PRF, foi feita uma interdição sentido sul, na praça de pedágio de São José dos Pinhais (veículos que estavam entre o posto da PRF, em Tijucas do Sul, e o pedágio em São José dos Pinhais, tiveram de retornar sentido Curitiba). Já para quem segue em direção a Guaratuba, a interdição ocorre na praça de pedágio de Garuva. Ainda não há informações oficiais sobre a quantidade de vítimas, mas o apoio solicitado pelas equipes de socorro da concessionária Arteris, as primeiras a chegarem ao local, já davam conta de que precisavam de equipes com equipamentos para socorro em altura, uma vez que visualizaram, logo de início, três carretas e um veículo de passeio caídos a pelo menos 20 metros de altura. Os socorristas também davam conta de que havia uma vítima presa às ferragens de uma carreta com risco de também cair na ribanceira.

A interdição total nos dois pontos é por tempo indeterminado até que seja feito todo o trabalho de resgate e atualização das condições do ponto onde houve o deslizamento.

A opção para fazer o trajeto de Santa Catarina ao Paraná é pela BR-116. A PRF orientou que caminhos alternativos para Santa Catarina devem ser evitados durante a madrugada, inclusive pela BR-277, com a utilização do Ferryboat, devido ao ponto onde já houve o deslizamento no km 42, no mês passado.
A corporação reforçou, ainda, que o grande volume de chuvas pode causar deslizamentos em regiões de serra.

Com interdições tanto no sentido Norte, como no Sul, PRF orienta aos motoristas a fazerem a rota pela BR-116. Foto: Google Maps

MUITA CHUVA

Apenas nesta segunda-feira (28) choveu 79.1 mm em Guaratuba, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). A previsão é de mais chuva para esta terça-feira (29), mas com volume menor, previsto em cerca de 47.3 mm.

O JB Litoral vai acompanhar toda a movimentação dos resgates na BR-376 e trará mais informações em breve.