Trazendo eficiência e humanização: mudanças na UPA de Paranaguá refletem em atendimentos mais rápidos e acolhedores


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/12/2023 às 09h57 Atualizado 19/02/2024 às 08h52

Aqueles que utilizam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá encontrarão uma mudança positiva na qualidade do atendimento. O que há cerca de dois meses costumava ser uma espera demorada, muitas vezes ultrapassando cinco horas para uma consulta, agora, mesmo em dias agitados com várias situações de urgência, pode ser concluído em aproximadamente duas horas.

A secretária municipal de Governo, Luciana Costa, que interinamente está à frente da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Assistência à Saúde da cidade (Fasp), compartilha dados animadores sobre a redução do tempo de espera para atendimento.

Segundo ela, até os dias de alta demanda, como segunda e terça-feira, historicamente desafiadores, a redução do tempo de espera por atendimento foi particularmente significativa. “Recentemente, chegamos a zerar a quantidade de pacientes aguardando por consulta em uma segunda-feira. Isso nunca foi visto antes. Então ficamos muito felizes e animados com os resultados positivos que estamos obtendo por meio de uma reestruturação na saúde”, diz.

Ela ainda destaca o engajamento da equipe, a importância do suporte oferecido aos profissionais e anuncia a implementação do “Saúde Transparente”, um site em fase de testes que fornecerá informações em tempo real para a população. “Para isso ser possível, é um misto de mudanças, desde as mais simples até as mais complexas“, conta.

Parte da equipe à frente da UPA foi reestruturada sob a liderança de Luciana Costa. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral


Diretoria na UPA


Luciana comenta que quando assumiu a desafiadora função de cuidar da saúde do município, levou um tempo para entender como funciona o serviço. “Precisei entender para, então, desenhar algo na minha cabeça e colocar as ideias em prática. Acredito, também, que o fato de a direção e a esquipe estarem junto com os profissionais, porque não saio da UPA, traz segurança para eles”, afirma.

Além disso, o próprio prefeito Marcelo Roque (PSD) transferiu seu gabinete provisoriamente para a UPA, também visando acompanhar o funcionamento da unidade. Outra mudança implementada foi a criação de uma equipe de fiscalização 24 horas, fiscalizando todo o fluxo do serviço e prestando suporte aos pacientes que aguardam pela consulta.

Estratégias e reforço na equipe


A diretora médica da UPA, Isabella Vieira de Souza, destaca as mudanças no clima interno e na organização das escalas, com a chegada de mais médicos. Ela enfatiza que com o reforço de profissionais há um esforço em não interromper o atendimento aos casos menos urgentes, buscando otimizar o fluxo de pacientes na unidade.

Uma mudança notável é o esforço para garantir que pacientes classificados como verdes – aqueles com menor urgência – não tenham seus atendimentos interrompidos em casos em que muitos pacientes graves cheguem ao mesmo tempo. Nesse sentido, estamos implementando estratégias para garantir que, mesmo em situações mais críticas, ao menos um médico esteja dedicado a atender os casos menos urgentes, proporcionando uma experiência mais eficiente para todos“, diz.

A diretora médica da UPA, Isabella Vieira de Souza, destaca as mudanças no clima interno e na organização das escalas, com a chegada de mais médicos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ela também destaca que uma das principais melhorias foi a otimização da escala diária, período em que a demanda de atendimentos é mais expressiva. De acordo com a médica, a UPA conseguiu, de fato, fechar a escala, o que possibilitou uma gestão mais eficaz das equipes, resultando em benefícios diretos para os pacientes.

Durante o período diurno, a Unidade de Pronto Atendimento conta com a presença de nove médicos, com um dedicado à emergência, outro ao internamento e os demais aos pacientes em geral. Já durante a noite, seis médicos estão disponíveis, sendo um para emergência, um para internamento e quatro atendendo nos consultórios do corredor aos demais casos.

Essas mudanças visam aprimorar a eficiência do atendimento na UPA de Paranaguá, garantindo que todos os pacientes recebam cuidados adequados e oportunos”, destaca Isabella.

Novos modelos de contratação


A gerente de enfermagem Mariana Goulart também destaca que a implementação de novos modelos de contratação e supervisão está impactando positivamente nos indicadores e no tempo de resposta aos pacientes. “O novo modelo de contratação de profissionais, envolvendo empresas credenciadas, trouxe vantagens significativas. A contratação tornou-se mais ágil e menos burocrática, permitindo cobrir furos de escala com facilidade, sem onerar excessivamente o município”, diz.

Ela também ressalta o papel crucial da enfermagem, mencionando que são esses profissionais que fazem “o show acontecer”. Segundo ela, a necessária harmonia entre a equipe médica e os enfermeiros e técnicos de enfermagem foi retomada, garantindo o funcionamento eficiente da UPA.

Mariana comenta que, atualmente, a UPA conta com cerca de 80 profissionais de enfermagem, divididos em plantões que cobrem 12 horas, todos os dias da semana. “A secretária interina de Saúde, Luciana Costa, implementou uma verdadeira força-tarefa na UPA, com o objetivo de aprimorar o tempo de espera sem comprometer, evidentemente, a qualidade do atendimento. Trata-se de um projeto executado com a intenção de perdurar, visando proporcionar benefícios a longo prazo”, finaliza.

Foco na humanização


A administradora hospitalar da UPA, Graziela Lobo Mossoi, evidencia o foco na humanização com esta nova gestão. Segundo ela, a principal regra é atender com qualidade e humanidade o paciente que está aguardando pela consulta, por isso, algumas mudanças visíveis podem ser observadas, como enfeites no local, a implantação de uma televisão com desenhos 24 horas na sala de espera da pediatria e a disponibilização de café, chá, água e biscoitos para a população.

Temos recebido bastante elogios, especialmente em relação à melhoria na parte humana, tornando o ambiente mais acolhedor”, destaca.

Já o superintendente da Secretaria de Saúde Jonathan Rozemback, que está atuando na fiscalização da UPA, abordou a importância da implementação da equipe de fiscais, destacando que o termo não deve ser interpretado apenas como controle, mas como suporte.

Essa equipe, além de fiscalizar, oferece suporte à equipe médica e aos pacientes na sala de espera, e essa abordagem trouxe mais leveza ao ambiente de trabalho e contribuiu para uma atmosfera mais positiva na UPA. Viemos para fazer essa humanização no atendimento, que é um suporte que, infelizmente, até então não se tinha“, comenta.

Agora, a UPA conta com uma equipe de fiscalização 24 horas, que acompanha o serviço e presta suporte aos pacientes, comandada pelo superintendente de Saúde, Jonathan Rozemback. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Além disso, Rozemback destaca o papel estratégico da fiscalização na transparência das informações para a população. Os fiscais registram em ata todas as intercorrências e detalhes relevantes, como atrasos médicos, permitindo uma visão clara do tempo real de atendimento, tempo médio e volume de atendimentos diários.