Trio encantador: botos-cinza são vistos no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 20/09/2023 às 18h42 Atualizado 19/02/2024 às 00h10

Um registro recente de três botos avistados no Litoral foi divulgado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC/UFPR), nesta quarta-feira (20). Os animais são da espécie Sotalia guianensis, conhecida popularmente como boto-cinza, e vêm sendo estudados pelo LEC.

Em um dos comentários na postagem feita no perfil do laboratório no Instagram, o seguidor observa a condição de um dos botos “uma delas parece prenhe“. Observação que é respondida pela professora da UFPR, Camila Domit: “temos muitas fêmeas com filhotes nesta região e estamos aprendendo a trabalhar com estas métricas de condição corporal para avançarmos nas informações colhidas pelo drone! Esta tecnologia é incrível né?“, diz.

Imagens: LEC/ Gabriel Fraga

O boto-cinza é uma espécie de golfinho que pode atingir 2 metros de comprimento e viver até aos 30 anos. É uma das menores espécies de cetáceos e sua distribuição é restrita, ocorrendo em apenas águas costeiras, baías, enseadas e estuários do oeste do oceano Atlântico, desde Honduras até o sul do Brasil.