“Uma experiência emocionante e desafiadora”, diz Rayane Nunes, campeã brasileira de karatê


Por Redação Publicado 21/03/2023 às 14h17 Atualizado 18/02/2024 às 07h24

A parnanguara de 19 anos, Rayane Nunes, trouxe mais uma vitória para a Cidade Mãe do Paraná: agora, ela é campeã brasileira de karatê na categoria kata sub-21. A sétima medalha da jovem é fruto do treino diário na Associação Vale do Tigre, fundada pelo Sensei Aníbal Severo (in memorian), que tem se destacado na revelação de grandes atletas do esporte em Paranaguá.

Rayane foi uma dessas revelações. Ainda aos 14 anos, a atleta iniciou sua trajetória no Projeto Esporte, uma ação da Prefeitura de Paranaguá para incentivar a entrada de crianças e adolescentes no mundo dos esportes.

Sob orientação do Sensei Antônio Miranda, a jovem descobriu a paixão pelo esporte e, o que era apenas um hobby, se tornou um projeto de vida.

Comecei a treinar em julho de 2018, no antigo CEU das artes, no bairro Jardim Iguaçu. Quando entrei, queria apenas me sentir mais calma, mas gostei muito da atividade e o Sensei Miranda sempre me incentivou a continuar no Karatê”, lembra.

Uma trajetória de sucesso

O incentivo do primeiro Sensei rendeu muitos frutos. Mas, para continuar se aperfeiçoando e entrar de vez nas competições estaduais, a atleta começou a frequentar as aulas da Associação Vale do Tigre, a qual representou em seu primeiro campeonato e levou a uma série de vitórias ao longo de 2022.

É uma experiência emocionante e desafiadora, e eu amo desafios!“, diz a atleta. Foto: Arquivo pessoal

Naquele ano, Rayane conquistou duas medalhas de ouro na primeira e segunda fase do Torneio Paranaense de Karatê, realizadas em Maringá e Paranaguá, respectivamente. Já em agosto, a jovem participou da Copa Naja Karatê e alcançou a terceira medalha de ouro, em Campo Largo.

As vitórias continuaram em setembro daquele mesmo ano, quando alcançou o primeiro lugar do pódio durante a terceira fase do Campeonato Paranaense, realizada em Cascavel. Em outubro, a karateca participou do oitavo Campeonato de Integração em Curitiba, e, pela primeira vez desde que estreou nos campeonatos, foi medalha de bronze.

Em novembro de 2022, durante a fase final do Campeonato Paranaense, ocorrida em Campo Mourão, a atleta conquistou sua penúltima medalha de ouro e encerrou o ciclo de vitórias daquele ano como campeã paranaense na categoria kata sub-21.

Experiência desafiadora

Agora, em 2023, a jovem parnanguara iniciou o ano a todo vapor ao alcançar o primeiro lugar na kata sub-21 do Campeonato Brasileiro de Karatê. Para Rayane, participar das competições é sempre um desafio, mas a realização pessoal após uma vitória supera qualquer medo.

É uma experiência emocionante e desafiadora, e eu amo desafios! É normal sentir um pouco de nervosismo, mas a competição traz uma sensação incrível de realização pessoal, sem contar a oportunidade para crescer e se superar”, afirma.

Além do nervosismo, a karateca também enfrenta obstáculos como a falta do Bolsa Atleta, uma iniciativa do Poder Municipal que visa apoiar financeiramente atletas da cidade para que eles tenham condições de participar dos campeonatos nacionais e internacionais.

“Um dos desafios que enfrento são os custos. No ano passado tentei o Bolsa Atleta, mas não consegui. Porém, continuo tentando e recebo ajuda das pessoas que acreditam no meu potencial”, conta Rayane.

Um legado coletivo

Para além da paixão pelo esporte, as conquistas da jovem foram fruto do trabalho exemplar dos Senseis Antônio Miranda, Aníbal Severo (in memorian) e Diego Takeshi Miranda, mestres que contribuíram na formação e aperfeiçoamento da karateca. Para ela, respeito e gratidão pelo trabalho dos mestres são ensinamentos fundamentais para aqueles que praticam a modalidade.

Os atletas devem ser gratos aos seus mestres e treinadores, pois são eles que os orientam e os incentivam a buscar sempre o melhor resultado. Então, a gratidão, a disciplina, o respeito e a empatia são as principais lições que aprendemos no Karatê”, ressalta.

Para aqueles que desejam entrar no mundo do esporte, Rayane adverte que não se deve subestimar o poder do trabalho duro e dedicação constante.

O caminho para se tornar uma referência no karatê não é fácil, mas com perseverança e disciplina você pode alcançar seus objetivos. Também é importante valorizar a técnica e a ética no esporte, respeitar seus adversários e manter uma postura humilde. Com esforço e determinação, você pode se tornar um grande exemplo dentro e fora dos tatames”, conclui a jovem atleta.


Orgulho da família

Para o pai coruja, Reinaldo Alves, ter uma filha tão dedicada ao esporte sem deixar de lado os estudos é motivo de orgulho para toda a família.

Orgulhoso, o pai coruja, Reinaldo, realizou a entrega na última troca de faixa da filha, em dezembro de 2022. Foto: Arquivo pessoal

Além de ser uma excelente aluna, ela também é uma atleta dedicada aos treinos de Karatê. Ela prova que a dedicação e a simplicidade são essenciais para alcançar nossos objetivos e estamos muito orgulhosos da pessoa que ela se tornou e continuará sendo”, diz o pai.

Reinaldo conta que, para além do papel de pai, ele busca ser um exemplo de integridade e suporte para a filha nas competições. “Ser pai de uma atleta de sucesso significa ajudá-la a lidar com as pressões do esporte e incentivá-la a nunca desistir dos seus sonhos. É também ser um exemplo de disciplina, perseverança e trabalho duro”, destaca.

O exemplo da atleta se tornou fonte de inspiração tanto para a família quanto para jovens karatecas, acrescenta o pai. “Sua trajetória mostra como é possível alcançar grandes feitos através da dedicação ao esporte e à disciplina pessoal, e seu exemplo serve de inspiração para muitos outros jovens atletas parnanguaras”, finaliza.

Para quem quiser treinar karatê na Associação Vale do Tigre, é necessário preencher uma ficha de inscrição disponibilizada pelo Sensei Miranda. Para falar com ele, basta entrar em contato pelo número: (41) 98413-5942.