UPA de Paranaguá adota utilização de pulseiras para identificação da ordem de atendimento


Por Redação Publicado 29/11/2022 às 14h30 Atualizado 17/02/2024 às 22h48

Com o intuito de orientar a população sobre a ordem das consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Paranaguá, a Fundação de Assistência à Saúde (FASP) implantou, desde a sexta-feira (25), a utilização de pulseiras com cores indicativas de acordo com o risco de cada paciente.

De acordo com a técnica de enfermagem, Mariana Goulart de Oliveira, o critério utilizado para adquirir o novo sistema de organização se deve em decorrência do descontentamento da população com relação aos pacientes atendidos fora da ordem de chegada. Ela afirma que eles tinham a impressão de que uma pessoa foi atendida antes, mesmo chegando depois.

“Isso ocorre justamente porque por se tratar de uma unidade de urgência e emergência, nos baseamos na classificação de risco de agravo do paciente e não pela ordem de chegada. Com as pulseiras esperamos que a população tenha uma forma visual mais tranquila de ser percebida quanto aos atendimentos”, explica.

Mariana destaca que os atendimentos em todas as UPAs no país são baseados no critério de classificação de risco e que o método também já era utilizado em Paranaguá, mas somente agora as pulseiras de cores foram adotadas para facilitar a visualização dos pacientes e evitar transtornos indevidos.

A UPA de Paranaguá já utiliza esse critério, mas agora estamos implantando também as pulseiras com o objetivo de orientar a população que, ao olhar o paciente ao lado, verá que há essa classificação indicada por cores”, observa.

Como será feito

A classificação das cores será feita a partir do momento em que a pessoa dá a entrada na unidade, após ser chamada para o procedimento de triagem. A enfermeira vai identificar os agravos clínicos e sinais vitais do paciente, definindo, assim, a classificação de cor da pulseira a ser utilizada.


Cores de acordo com a classificação de risco, utilizadas nas UPAS de todo o país:


• O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento emergencial e o paciente será atendido imediatamente;

• A cor laranja representa caso muito urgente, grave e com risco significativo, necessita de atendimento urgente, o tempo de espera é de 10 minutos;
• No caso de o paciente receber pulseira amarela corresponde ao estado de urgente, caso de gravidade moderada, necessita de atendimento rápido e será atendido dentro de 1h;

• A pulseira de cor verde significa que o caso é pouco urgente com baixo risco de agravamento da saúde e pode aguardar atendimento por até 2h;

• A cor azul retrata uma situação não urgente, livre de risco de agravamento da saúde e o paciente pode aguardar atendimento por até 4h ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá