Vai curtir o Carnaval no Litoral? Saiba como evitar golpes e furtos com dicas de especialistas


Por Redação Publicado 07/02/2023 às 09h28 Atualizado 18/02/2024 às 04h18
O JB Litoral ouviu delegados que comentaram quais são os golpes mais comuns durante as festividades e como evitá-los. Foto: JB Litoral/Arquivo

Todo Carnaval é a mesma história: uma troca de cartão aqui, um furto de celular ali, e assim a população segue caindo nas garras de estelionatários. Para precaver os foliões dessas armadilhas, o JB Litoral ouviu delegados que comentam quais são os golpes mais comuns durante as festividades e como evitá-los.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Paranaguá, Dr. Emmanoel David Brandão, a troca de cartões figura em primeiro lugar no ranking dos golpes mais aplicados neste período.

O estelionatário troca o cartão da vítima por outro sem que ela perceba. Até que ela se dê conta, os criminosos já fizeram várias transações financeiras. Então, a dica é você prestar muita atenção na hora de utilizar maquininha e conferir se é realmente o seu cartão”, explica Emmanoel.

A dica é não andar com grandes quantias em dinheiro e evitar o cartão de crédito. “Quando for realizar qualquer tipo de compra, o ideal é que utilize o Pix para evitar o golpe do cartão. Neste caso, deve-se tomar cuidado com o aparelho, pois ele contém informações sensíveis. Ou seja, os estelionatários podem realizar transações bancárias e gerar um prejuízo ainda maior para a vítima”, ressalta o delegado.

Outro golpe muito popular durante o Carnaval são os furtos. Para se proteger deste crime, a delegada Maria Nysa aconselha que os foliões evitem deixar o aparelho celular e outros objetos de valor à mostra.

O recomendado é que as pessoas deixem objetos pessoais em casa ou utilizem de forma discreta. Também devem manter-se atentos em vias públicas, pois muitos furtos ocorrem diante da distração da vítima. Pessoas idosas ou vulneráveis, principalmente em época de festividades, devem sempre estar acompanhadas”, destaca.

Golpe do aluguel por temporada

Ela também alerta turistas sobre o risco de cair em golpes relacionados ao aluguel por temporada. “Para que as pessoas se livrem desse tipo de golpe, elas devem procurar imobiliárias com registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), telefonar e ter todos os dados necessários sobre local e os responsáveis, ou contratar estadas nas diversas pousadas e hotéis da região”, afirma Maria Nysa.

Confira agora dicas de segurança recomendadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

– Não empreste ou entregue seu cartão para ninguém. Se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha para evitar que vendedores mal intencionados cobrem preços desproporcionais na hora da compra.

– Personalize seu cartão. Aplique adesivos ou qualquer outro adereço para diferenciar seu cartão dos demais, assim você evita cair no golpe da troca de cartões.

– Se for vítima de golpe, roubo ou furto do cartão, entre em contato imediatamente com o seu banco e registre um boletim de ocorrência.

– Sempre use uma proteção para desbloquear o celular, seja por PIN, senha numérica ou biometria. Evite o reconhecimento facial, já que ele pode funcionar com pessoas parecidas.

– Guarde aplicativos com informações sensíveis em pastas seguras ou deixe-os ocultos. Também considere apagá-los antes de sair de casa.

– Não salve senhas no bloco de notas ou guarde prints de transações bancárias e documentos com informações sensíveis.

– Reduza o limite individual e diário das suas transações financeiras, principalmente do Pix, e siga recomendações de segurança do seu banco.

– Caso tenha seu celular roubado, faça o bloqueio da linha com a operadora. Essa dica também vale para o furto de cartões.