Guaratuba terá calçadão com vista à baía após demolição de loja desapropriada


Por Publicado 26/01/2022 às 16h39 Atualizado 17/02/2024 às 00h40

A ideia de ampliar a vista para a baía de Guaratuba direto do Centro Histórico é uma ambição da gestão atual desde o início deste 2º mandato. Mas, nesta terça-feira (26) as mudanças começaram a sair do papel oficialmente.

A loja Vitória Eletromóveis, que ocupa há anos o espaço logo atrás da baía, foi comprada no final de 2021, e nesta semana começou a ser demolida para a construção de um novo calçadão que permitirá maior visibilidade das águas que banham a cidade, além de, também melhorar o espaço e transformar área em um local de recreação.

O valor da negociação entre a prefeitura de Guaratuba e o dono da loja, Eduardo Guilherme Karam, chegou a marca de cerca de R$ 2,5 milhões. No mês de novembro, a compra foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a prefeitura, o barracão demolido irá se tornar uma praça no futuro. O prefeito Roberto Justus (DEM), diz que a localidade se chamará Passeio do Pôr do Sol.O projeto é espetacular e trará uma ampla visão da nossa bela baía de Guaratuba, fazendo uma linda composição com a Praça dos Namorados e o nosso píer público municipal que já são os queridinhos da nossa população e dos turistas nos finais de tarde“, explica o gestor.

A mudança é considerada significativa pela equipe de urbanismo, já que quem estiver na Igreja Bicentenária, poderá ver o mar. “Quem subir o pedestal do Morro do Cristo observará a praia, toda a extensão da avenida 29 de Abril e a baía de Guaratuba sem qualquer obstáculo na frente”, diz Justus.

O secretário da Infraestrutura e Obras. Márcio Tarran, explicou como as coisas devem acontecer nas próximas semanas. “Nós estávamos há duas semanas realizando a pré-demolição, retiramos todas as telhas que serão reaproveitadas em outro local. Pedimos a ajuda e compreensão da população, para que mantenham o distanciamento de segurança da obra. Hoje nós fizemos uma demolição simbólica para ser registrado e temos o prazo de sete dias para realizar a demolição completa”, ressaltou Márcio, que ainda informa que até a semana que vem toda a estrutura já estará derrubada.

Como neste momento a antiga loja será um calçadão, a construção da praça e eventuais novas melhorias precisam ser licitadas e aprovadas. Ainda não há prazo para o novo processo de revitalização.