Confira quem deve disputar o governo estadual nas eleições


Por Publicado 27/03/2022 às 07h03 Atualizado 17/02/2024 às 04h53

Entre os nomes cotados para a disputa ao governo estadual, estão novos e velhos conhecidos dos paranaenses, e, saem na frente nas pesquisas os nomes de pessoas que já estiveram nesse mesmo cargo anos atrás:

O 1º nome a se colocar na disputa é o do atual governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e que chega forte para disputar a reeleição. Sua candidatura conta com o apoio de mais partidos do que nas eleições de 2018.

Já o ex-governador Roberto Requião (PT), se coloca como adversário direto e busca resgatar o saudosismo daqueles que acreditam que os últimos anos não foram bons se comparados ao início dos anos 2000. Requião, que é também ex-senador, terá ao seu lado o ex-presidente Lula, um cabo eleitoral que pode alavancar a visibilidade do gestor e dificultar a recondução de Ratinho.

O deputado federal Filipe Barros (União) é o nome do bolsonarismo na disputa e quer se apresentar como nome fora do meio das grandes oligarquias paranaenses. É um político muito ligado à renovação que Brasília teve em 2018 e deve entrar na disputa como o nome mais conservador no pleito.

Pela esquerda, a professora Angela Machado, que ficou conhecida pelas fotos do confronto no dia 29 de abril de 2015, no Centro Cívico de Curitiba, é o nome do PSOL. Militante, Ângela já se lançou a cargos no legislativo, mas não obteve sucesso.

O ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho busca se viabilizar no tucanato para concorrer. A ideia é gastar o poder político anteriormente comandado por Beto Richa e que acabou sendo espalhado após a não continuidade do projeto político da última gestão.

Os partidos e federações tem até o dia 5 de agosto para definir seus candidatos