Matinhos entra na vala comum de atacar a imprensa


Por Redação Publicado 19/07/2021 às 09h16 Atualizado 16/02/2024 às 07h48

O ataque covarde sempre que uma gestão pública se vê diante de uma cobrança, ou erro flagrante por falta de competência, descaso ou legalidade expostos pela imprensa, tem sido, ao longo dos anos, a tática de defesa usada por responsáveis em todas as áreas da gestão pública.

No final de semana, a prefeitura de Matinhos, por meio de sua Secretaria de Saúde, entrou nesta chamada “vala comum”. Por conta de uma reportagem feita por nossa equipe de jornalismo, que pelo assunto causou polêmica, em que a Secretaria de Saúde não fez a prestação de contas do primeiro quadrimestre, respectiva a sua área, como orienta a Lei de Reponsabilidade Fiscal, deixando dúvidas sobre cerca de 2 mil doses não informadas, a prática do ataque e difamação veio à tona. Hábito esse duramente criticado várias vezes pela atual gestão, em outros mandatos.

É importante lembrar que o JB Litoral segue os preceitos técnicos e éticos do jornalismo. Nossos profissionais envolvidos no trabalho da reportagem, são todos graduados nas mais renomadas universidades do estado, com extensa experiência e devidamente registrados pela Fenaj. Por isso, ressaltamos que sempre priorizamos a responsabilidade com a informação, buscando ouvir todos os lados de uma situação. Porém, infelizmente, nem sempre o poder público se propõe a dar suas versões dos fatos.

Nas duas reportagens veiculadas sobre o assunto, como ratifica a nota oficial do nosso departamento jurídico, “os fatos noticiados pelo jornal são completamente verdadeiros e fundados em documentos oficiais”, o JB Litoral defenderá essa posição na judicialmente.

Não entraremos no mérito das “absurdas acusações feitas em página de rede social”, da Secretaria de Saúde de Matinhos, ainda nos esmerando em nossa nota, porque “serão alvo das medidas judicias cíveis, criminais e administrativas necessárias” e o palco não é o espaço do nosso veículo e sim a justiça.

Aproveitamos para agradecer o apoio de lideranças políticas, instituições, profissionais do município, que recebemos após o covarde ataque. A não ser por poucos ataques de nomes ligados, nomeados e influenciados, de alguma forma, à tal gestão. Assim seguiremos com nosso compromisso de trazer informação de qualidade e com a responsabilidade que o jornalismo técnico e ético manda,como o leitor merece.

Segue abaixo a Nota do nosso Departamento Jurídico na íntegra:

“O JB Litoral, vem por meio desta nota se pronunciar sobre as falsas acusações perpetradas em página oficial da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Matinhos. Os fatos noticiados pelo jornal são completamente verdadeiros e fundados em documentos oficiais.

Nos comprometemos com a veracidade das informações contidas na matéria jornalística covardemente atacada, reiterando nosso comprometimento com a verdade e a fidedigna informação aos nossos leitores. As absurdas acusações, feitas em página de rede social, serão alvo das medidas judicias cíveis, criminais e administrativas necessárias.

Ainda, nos colocamos de forma total à disposição das autoridades oficiais para elucidação dos fatos, sempre pautados pela ética e pelo bom jornalismo. Por fim, repudia-se veementemente os ataques pessoais feitos à senhora Jessica K. Fernandes e à jornalista Marinna Protasiewytch, que deverão ser averiguados pelos órgãos públicos competentes”.