Paranaguá celebra 200 anos da imigração alemã com teatro gratuito para toda a família neste fim de semana


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/07/2024 às 14h57
image-1-3
A peça “Kasperl e a Cerveja do Papa” é protagonizada por bonecos feitos de madeira e introduz um cenário único aos espectadores. Foto: Amanda Stafin

Neste fim de semana, Paranaguá recebe um presente cultural especial em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a cidade terá apresentações gratuitas da Companhia Trip Teatro, de Rio do Sul (SC), conhecida mundialmente por seu trabalho com o teatro de bonecos.

A programação, que faz parte de um circuito de 69 apresentações pelo sul do país, inclui dois espetáculos inspirados na cultura germânica: “Kasperl e a Cerveja do Papa” e “O Flautista de Hamelin”. O primeiro resgata a tradição do teatro de bonecos popular alemão, trazido pelos imigrantes ao sul do país, enquanto o segundo é inspirado na famosa lenda alemã “Der Rattenfänger Von Hamelin”.

As apresentações, gratuitas e abertas a todas as idades, prometem divertir e encantar o público com seus personagens cativantes e histórias envolventes. As peças são acessíveis em Libras, garantindo a inclusão de todos.

Paranaguá, uma cidade com forte ligação com a cultura germânica

De acordo com a companhia, a escolha de Paranaguá para receber as apresentações se deve à forte ligação da cidade com a cultura germânica. “A cidade abriga um grande número de descendentes de alemães, e a cultura germânica é parte importante da identidade local”, diz.

Confira a programação completa

12 de julho (sexta-feira):

  • 19h: “Kasperl e a Cerveja do Papa” – CEU das Artes, localizado na Rua dos Jatobás, 560, Jardim Iguaçu.

13 de julho (sábado):

  • 17h: “O Flautista de Hamelin” – Praça Conceição Zella, em frente à Estação Ferroviária de Alexandra.
  • 20h30: “Kasperl e a Cerveja do Papa” – Praça Conceição Zella, em frente à Estação Ferroviária de Alexandra.

A Trip Teatro: um legado de três décadas

Com mais de três décadas de experiência, a Trip Teatro já encantou públicos de todas as idades em todas as capitais brasileiras e em outros 15 países, abrangendo três continentes: América do Sul, Europa e Ásia. Em 2004, a companhia criou o ‘Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação’ em Rio do Sul, desenvolvendo projetos culturais, como festivais, eventos de formação e outras ações que lhe renderam diversos prêmios.

Em 2012, a Trip Teatro foi homenageada com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e Governo do Estado de Santa Catarina.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *