Dia Mundial do Coração: é possível manter órgão saudável com atividades simples


Por Publicado 29/09/2021 às 18h26 Atualizado 16/02/2024 às 14h46

Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração busca conscientizar a população manter hábitos saudáveis, que garantam a saúde do órgão e a boa função de todo o corpo humano.

Mesmo não sendo muitas vezes lembrado, é importante sempre fazer com que o coração dê uma “oxigenada” e trabalhe com um pouco mais de intensidade. Se essas atividades forem realizadas periodicamente, há maiores chances de problemas cardíacos serem desenvolvidos mais tardiamente ou até evitados.

Confira alguns bons e comuns exercícios:

Pular corda

Realizar essa atividade é ótimo para o sistema cardiovascular e não requer habilidades especiais. Ele pode ser realizado em casa ou em qualquer lugar e tem diversas variações, para que a atividade ganhe diversificação, inclusive podendo ocorrer competições ou brincadeiras.

Corridinha / Subir escada

Ao correr em lugares menores, quase que no mesmo lugar, a frequência cardíaca acelera e garante um bom trabalho do órgão responsável por distribuir sangue por toda a estrutura corporal. Subir escadas também é um esforço considerável e faz o coração dar aquela acordada inesperada.

Exercícios ao ar livre

São diversas atividades que se enquadram nessa categoria, desde atividades que podem ser praticadas em família, como andar de bicicleta, praticar esportes e brincar são excelentes na elevação de batimentos cardíacos e garantem uma vida mais saudável. O grande diferencial dessa prática é que não existem entraves ou qualquer limitação: tudo aqui é uma forma de se exercitar e de sair da rotina que muitas pessoas enfrentam.

Dançar

Para muitos, uma forma mais de lazer do que de garantir saúde, a dança é a prática clara de exercícios diversos e que pode ir exatamente com base no gosto da pessoa: gosta de funk? rebole a raba; quer uma sofrência? dance um arrocha; tá na vibe do tuts tuts? seja feliz, do seu jeito. Além de estar praticando um exercício excelente para o coração, dançar libera hormônios do prazer que auxiliam no equilíbrio mental.