IRPF tem R$ 295 milhões para resgate de contribuintes, parte é do litoral


Por Redação JB Litoral Publicado 06/06/2021 às 11h28 Atualizado 16/02/2024 às 04h28
auxílio

Por Marinna Protasiewytch com Agência Brasil

O Banco do Brasil (BB) informou que mais de 462 mil contribuintes não resgataram a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em anos anteriores porque não indicaram ou não informaram corretamente os dados bancários na declaração. Os valores chegam a mais de R$ 295 milhões, estão disponíveis no BB para serem sacados pelos contribuintes. Alguns moradores do litoral têm direito e devem consultar através do portal do Banco do Brasil. 

  • Se o contribuinte for cliente do BB, ele consegue regulizar a situação registrando os dados da conta no mesmo momento da consulta pelo autoatendimento digital acessando www.bb.com.br > menu Serviços > Imposto de Renda > Consultar Restituição. 
  • Quem não for correntista do banco, deve acessar o portal www.bb.com.br/irpf, ir na opção “Consulte sua restituição de Imposto de Renda”, e inserir os dados bancários corretos, seja de conta corrente ou de poupança.

Nas duas situações, se os dados bancários informados estiverem corretos, o crédito ocorrerá no próximo dia útil. 

O BB é o banco responsável por pagar as restituições do Imposto de Renda. Quando o contribuinte não indica a conta ou informa dados errados, o dinheiro fica parado esperando a pessoa resgatar a restituição. Os valores podem ser resgatados em até um ano a partir da liberação de cada lote. As restituições não procuradas dentro desse prazo são devolvidas para a Receita Federal.