Orgulho pontalense: atleta de 14 anos é campeã brasileira de bodyboarding


Por Amanda Batista Publicado 08/09/2023 às 13h00 Atualizado 18/02/2024 às 22h47

Na última quarta-feira (6), Mayra Gonçalves, de apenas 14 anos, foi declarada campeã brasileira da categoria Open Feminino de Bodyboarding pela Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).

A atleta reside e treina nas praias do Balneário Barrancos, em Pontal do Paraná. Ela conta que pratica o esporte desde os 11 anos, mas afirma que a paixão começou antes, ao ver o pai, Jean Gonçalves, participando de competições.

Atleta foi declarada campeã na última quarta-feira porque as demais competidoras não conseguiram alcançar pontuação equivalente a da jovem. Foto: Arquivo pessoal.

Desde muito nova meu pai me levava nas competições, mas meu despertar para o esporte foi aos 11 anos, quando ele me deu o equipamento e começamos a treinar. Desde então, não parei mais”, lembra a jovem.

O reconhecimento não demorou para acontecer. Em 2022, ela foi campeã paranaense na categoria iniciante. Neste ano, se tornou líder do ranking paranaense de bodyboarding, no iniciante feminino, conquistou a 3ª colocação no ranking profissional feminino, chegou ao 5º lugar na primeira etapa do Mundial de Bodyboarding Júnior, e, nesta semana, foi declarada campeã brasileira pela somatória de pontos nas primeiras quatro etapas do campeonato.

Mayra fala sobre as dificuldades para participar de todas as competições, que aconteceram no Espírito Santo. “Foi difícil conseguir participar de todos esses eventos, mas a gente conseguiu. Para isso, tive apoio da minha família e amigos, que fizeram uma rifa para arrecadar recursos, também contei com o auxílio atleta da Prefeitura de Pontal do Paraná. Sou muito grata pela ajuda de todos eles”, destaca.

Atleta almeja atingir campeonato mundial. Foto: Arquivo pessoal.

Sonho com o mundial

Se tornar campeã da categoria open era o objetivo da atleta, que não conteve a emoção ao receber o título. “Foi muito emocionante porque essa era a minha meta desde o início, e eu consegui alcançar”, afirma. “Agora, vou me dedicar cada vez mais aos treinamentos e continuar competindo em busca dos resultados. Um dia, quem sabe, eu possa me tornar campeã mundial”, diz confiante.

Do que depender da Secretaria de Esporte do Município, Mayra terá um longo caminho de vitórias pela frente, ressalta o secretário João Carlos Marcon.

O esporte em Pontal é um projeto. Naturalmente, os esportes aquáticos são âncoras para nosso município. Inclusive, temos uma lei nº 2.304, atualizada nessa gestão, que dá suporte para atletas como a Mayra”, diz Marcon.

Jovem segue os passos do pai, Jean Gonçalves, que é treinar e atleta. Foto: Arquivo pessoal.

De pai para filha

A paixão pelo bodyboarding está no sangue. Jean Gonçalves, além de ser um dos treinadores da filha, é vice-presidente da Associação de Bodyboarding de Pontal do Paraná (ABPP) e instrutor da Escola de Bodyboarding do município. Inclusive, ele recebeu destaque da CBRASB, como treinador neste campeonato brasileiro.

Para Jean, ver a filha seguindo seus passos e alcançando grandes resultados ainda tão jovem é motivo de uma alegria sem igual. “Mayra despertou muito cedo a vontade de ser uma bodyboarder. Como treinador, eu ensino e incentivo novos adeptos no esporte, mas ter a oportunidade de fazer isso com minha filha tem sido especial”, afirma o pai orgulhoso.

Após o título brasileiro, a família espera alçar voos ainda mais altos. Para isso, seguem treinando o corpo e a mente da jovem atleta, mas sem deixar de lado a parte lúdica do esporte. “Ela treina durante a manhã e faz musculação, além de praticar yoga e receber atendimento psicopedagogo. Tudo isso a gente faz porque ela é só uma criança, então, nossa prioridade é cuidar da saúde e fazer ela continuar se divertindo enquanto compete”, acrescenta Jean.