Estação Ferroviária não atenderá a população nos finais de semana, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 18/02/2022 às 11h04 Atualizado 17/02/2024 às 02h14

A Estação Ferroviária, em Paranaguá, não atenderá mais aos sábados e domingos, segundo a secretaria municipal de Saúde (SEMSA). Agora o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem horário de almoço.

A mudança nos dias de funcionamento é causada pela baixa procura ao serviço oferecido nos fins de semana. “Anteriormente mantínhamos o atendimento aos finais de semana, mas atualmente a procura tem sido baixa nesses dias”, explica a secretária de saúde, Lígia Cordeiro Campos.

A Arena Albertina Salmon também passou por mudanças nos atendimentos, agora o local funciona como um centro de testagens aos cidadãos com sintomas gripais e Covid-19. Para justificar a mudança, a Fundação de Saúde de Paranaguá (FASP) e a SEMSA usaram o mesmo motivo: a população não tem buscado o serviço com tanta frequência.   

Doses chegando

Cerca de 241 mil doses das vacinas contra a Covid-19 estavam previstas para chegar ainda na quinta-feira (17), no Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR). Segundo o Ministério da Saúde, o novo lote será voltado a imunizar as crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose, com a 2ª dose e doses de reforço.  

Paranaguá está entre as cidades do estado que mais vacinou as crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, baseado em dados fornecidos pelo sistema ConectSUS. Atualmente, todo o público infantil pode tomar o imunizante na Estação Ferroviária. A Anvisa recomenda aos pais, no caso das crianças que já tomaram outras vacinas, que respeitem um período de 15 dias.

Desde terça-feira (15), a 1ª Regional de Saúde, que engloba as cidades de Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina e Paranaguá recebeu 22 mil doses das vacinas da Janssen/ Johnson & Johnson, AstraZeneca/ Oxford, Pfizer/ BioNTech e CoronaVac/ Sinovac.  

Com informações da AEN e prefeitura de Paranaguá