Festa da Tainha e do Divino começam nesta quinta-feira (7)


Por Gabriel Santos Publicado 07/07/2022 às 14h02 Atualizado 17/02/2024 às 12h08

Com o afrouxamento das medidas sanitárias contra a Covid-19, os tradicionais eventos culturais, que movimentavam o Litoral antes de o mundo ser assolado por uma crise sanitária, voltam a ser realizados nesse ano.

Nesta quinta-feira (7), a Festa da Tainha de Paranaguá e a Festa do Divino de Guaratuba prometem fomentar a economia dos municípios e das comunidades que tiveram suas rendas afetadas pelo cancelamento dessas festividades, devido aos decretos que proibiam a aglomeração.

Festa da Tainha

Até o dia 17 de julho, as comunidades pesqueiras da Vila Guarani, Ilha do Amparo e Ponta do Ubá preparam o pescado de diversas maneiras, além de venderem pratos preparados com outros frutos do mar. Segundo os pescadores, a tainha recheada custará o valor de R$ 80 e serve três pessoas.

A Festa da Tainha de Paranaguá acontece a partir das 19h, no Complexo Turístico Mega Rocio, e também conta com apresentações musicais de artistas locais. “Serão 7 comunidades vendendo os mais variados pratos típicos compostos pelo nosso pescado. Queremos que todos possam participar e conhecer o espaço Complexo Mega Rocio”, convidou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Festa do Divino

Considerada um patrimônio imaterial de Guaratuba por sua tradição, essa edição da Festa do Divino e da Santíssima Trindade, ao contrário dos eventos anteriores, começa numa quinta-feira. Nos últimos dois anos, a festividade foi realizada em menores proporções.

De acordo com os organizadores, é esperada que mais de 150 mil pessoas visitem a cidade litorânea. A Festa do Divino terá uma programação com eventos religiosos, esportivos e shows até o dia 17 de julho.