Máscaras podem ser desobrigadas em dezembro no Paraná


Por Publicado 08/11/2021 às 07h49 Atualizado 16/02/2024 às 18h32

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou que já considera uma data para a retirada das medidas restritivas de combate à pandemia de Covid-19.

Em um evento no final da última semana, na região norte do Estado, o chefe do executivo afirma que se 80% dos adolescentes maiores de 12 anos forem vacinados até o final do mês de novembro, o natal ocorrerá sem medidas restritivas, principalmente a obrigatoriedade das máscaras.

Mas, apesar da fala positiva, Ratinho pede cautela. “Vamos fazer isso de forma muito técnica, sem colocar as pessoas em risco“. Já o secretario de Estado da Saúde, Beto Preto, garante que os indicadores de internamentos e óbitos será um critério determinando para o eventual encerramento de regras rígidas. “Dentro de alguns dias devemos ter 85% da cobertura vacinal em pessoas com mais de 18 anos. Depois disso, com 15 a 20 dias sem aumento de casos e internamentos, vamos tratar da desobrigatoriedade de máscara com mais profundidade“, disse o secretário.

O Paraná segue um ritmo acelerado de vacinação, o litoral vem apresentando bons resultados também, principalmente no controle de mortes, que estão no menor nível do ano. A retirada das medidas segue a lógica de outras grandes regiões, como a cidade do Rio de Janeiro, que criou uma legislação específica para espaços abertos, mas que mantém a necessidade em transportes coletivos e locais fechados.