Obra da ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real; saiba como
No próximo domingo, dia 27 de outubro, fará um ano que iniciou a obra da ponte de Guaratuba. E você sabia que os trabalhos podem ser acompanhadas em tempo real? Desde o início da construção, o Governo do Estado do Paraná disponibilizou um link em seu site oficial com imagens, em tempo real, do local da obra. Para acompanhar é só acessar: monitoramentopontedeguaratuba.
A ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos é um sonho aguardado há décadas pelos paranaenses. Segundo os dados do relatório de acompanhamento da obra do mês de setembro, o contrato registrou um avanço de 22,6% de execução. Nesse período, os trabalhos de infraestrutura estiveram concentrados na execução das estacas que envolve as atividades de cravação, escavação e concretagem. Além disso, ocorre simultaneamente a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das vigas travessas do trecho pré-moldado.
Segundo a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, as obras são realizadas dentro de um cronograma, e estão até o momento, executadas de acordo com o prazo estabelecido.
“Concluímos mais uma etapa dentro do nosso cronograma de obras com êxito. Seguimos todos os critérios com rigor de qualidade, eficiência e segurança. Com isso, trabalhamos para que a Ponte de Guaratuba seja um marco do progresso e desenvolvimento na vida da população do litoral paranaense e dos visitantes”, destaca a engenheira.
Ponte
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. A previsão de entrega da obra é abril de 2026.
Segundo os dados do relatório de acompanhamento da obra, sobre o mês de setembro, o contrato registrou um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 87.585.315,71 a preços iniciais.
Todas as etapas da obra são fiscalizadas pelo DER/PR, com apoio do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG) e acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT). O intuito é garantir que todos os padrões exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos.
Com informações da AEN