Paranaguá recebe 1º estabelecimento 100% vegano


Por Publicado 28/02/2022 às 14h38 Atualizado 17/02/2024 às 02h43

Uma tendência saudável e pensando no ecossistema tem sacudido os empreendimentos alimentícios de cidades com mais de 1 milhão de habitantes na última década. Mas, com o tempo, localidades de menor porte começaram a receber esses mesmos comércios e, desta vez, é Paranaguá passará a atender esse polo gastronômico com a novidade.

O veganismo é um estilo de vida que busca excluir totalmente alimentos de procedência animal, como carnes de todos os tipos, além de ovos, laticínios e mel, por exemplo. Portanto, para as pessoas que seguem essa cultura, a alimentação é regrada com cereais, grãos, frutas, verduras e leguminosas.

Os empresários João Ricardo Guimarães e Laís Araújo Leite analisam o mercado há alguns anos e perceberam que a maior cidade do Litoral tem potencial no segmento. A grande questão inicial foi sobre em qual ramo se encaixar. “Tem vários formatos de negócio, desde cafeteria, padaria, lanchonete, pizzaria, comida japonesa etc. O modelo já está se solidificando nas grandes cidades e, aqui, a gente optou por um café empório, no qual servimos lanches rápidos”, diz João.

Foto: Divulgação

O espaço foi planejado para atender a falta de mercado nesta área e pode ser o início de uma série de investimentos que irá caminhar por essa direção. “Basicamente a pessoa pega o lanche e o leva ou come aqui. Trabalhamos com o congelado, aqueles produtos para passar no pão, iogurte, leite vegetal, lanchinho, bolos e tortas. Nosso projeto é de também trabalharmos com almoços rápidos em breve”, comenta um dos sócios.

Para João Ricardo, é importante investir na alimentação saudável, porque todos ganham com isso. “A importância é porque é o primeiro à atender em Paranaguá. Muitas pessoas estavam ansiosas por isso, porque tem bastante vegano por aqui, além dos intolerantes a lactose”, ressalta.

De acordo com o empresário, há bastante gente que está em transição para esse tipo de alimentação, geralmente sendo pessoas que querem reduzir o consumo de carne. “Estudos apontam que mais ou menos 60% das pessoas que frequentam lugares veganos não são veganas. Então, mostra que a gente atende um público bem mais amplo e abrangente do que só o próprio segmento”, explica.

Localizado na Rua Roque Vernalha, nº 13, o Ubá Empório e Café atende de segunda a sábado e abre uma nova opção para quem deseja entender mais sobre esse tipo de alimentos e também experimentá-lo. “A gente fez a primeira semana agora. É uma localização muito boa. Eu acho que essa questão de atender esse público é o mais importante e é o que estamos dispostos a fazer“, conclui João.

Foto: Divulgação