Rotam apreende espingardas e munições após homem atirar no irmão em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 01/01/2022 às 11h58 Atualizado 16/02/2024 às 22h54

Uma briga entre irmãos terminou com um preso e outro baleado, além de armas e munições apreendidas pelas Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), nas primeiras horas do ano, na cidade de Paranaguá.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da Rotam foi acionada pelo telefone 190, para prestar um atendimento de disparos de arma de fogo na Rua Domingos Peneda Estradinha. Segundo informado pela solicitante, um homem foi baleado após uma discussão familiar e que o autor teria fugido do local logo após a tentativa de homicídio.

Assim que a equipe chegou para atender a ocorrência, encontrou Juliano Vanhoni Xavier, de 25 anos, ferido com um tiro nas nádegas. Rapidamente foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar o atendimento a vítima. O baleado contou que o tiro foi efetuado pelo seu irmão Adenauri Vanhoni Xavier, de 38 anos, que após cometer o crime saiu do local, em um carro Zafira, de cor preta.

De posse das características a equipe iniciou um patrulhamento pela região e assim que avisou o veículo, o acusado iniciou fuga, tentando evitar a abordagem. Os militares deram início ao acompanhamento tático e conseguiram abordar o motorista na Rua Ana Bahia Zella, Vila Itiberê.

Durante a revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, mas no porta malas do carro foram localizadas três espingardas, calibres 22, 28 e 36, além de uma espingarda de pressão e diversas munições. Foram encontrados também um carregador e materiais para a fabricação de munição e reparo em armas de fogo.

Diante da situação, Adenauri recebeu voz de prisão e confessou ter atirado contra seu irmão após uma discussão. Segundo o autor, eles entraram em luta corporal e ao sair da residência atirou por cima do portão e fugiu. A mãe confirmou toda a narrativa aos policiais.

Antes de ser encaminhado para a Delegacia Cidadã, para responder pelos crimes praticados, o autor precisou ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para tratar de algumas lesões ocasionadas pela briga entre os irmãos., Até o fechamento desta reportagem, Juliano se encontrava internado no Hospital Regional do Litoral