Deputado Nelson Justus quer criação de novo batalhão da PMPR em Guaratuba


Por Redação JB Litoral Publicado 22/03/2018 às 18h56 Atualizado 15/02/2024 às 02h01
Roberto Justus de Guaratuba é escolhido como o Melhor Prefeito do Litoral e Adriano Ramos o Melhor Vereador de Paranaguá de 2019

No início de março, o Deputado Estadual Nelson Justus (DEM), pai do Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), anunciou no site do próprio município que realizou uma indicação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para a instituição de um novo batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em Guaratuba. A medida foi pleiteada por meio do Projeto de Lei nº 817/2017 que é autorizativo, ou seja, depende de aprovação do plenário da Alep e sanção do Governador Beto Richa (PSDB) para entrar em vigor. Na prática, caso implementado, o novo regimento reduziria a jurisdição do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR), localizado em Paranaguá, com alcance nos sete municípios litorâneos.

9º BPM atende as sete cidades do litoral

O 3º Pelotão de Polícia de Guaratuba, que é pertencente à 2ª Companhia, com sede em Matinhos, é vinculado ao 9º Batalhão de Polícia Militar de Paranaguá. Segundo o legislador, a medida pretende trazer mais recursos, efetivo e viaturas para Guaratuba, porém, para isto, reduziria a força do 9º BPM.

 

  “Com a criação de um corpo militar na cidade, ocorrerá o aumento de viaturas, do efetivo policial e, consequentemente, de recursos. O grupo militar com sede em Guaratuba atenderia também as cidades vizinhas de Matinhos e Pontal do Sul”, destaca a Prefeitura de Guaratuba, colocando o nome de Pontal do Paraná de forma errônea como Pontal do Sul.


Regimento das cidades balneárias

Ainda de acordo com o legislador, o novo regimento iria fazer um corredor sem rotas de fugas e com maior controle na identificação de criminosos e presença ostensiva do poder de polícia.  “Também como justificativa da criação do BPM é a grande área de preservação ambiental dos municípios. O aumento da segurança impedirá a instalação ilegal de grupos criminosos nestas áreas, diminuindo o tráfico de drogas e controlando a violência gerada por este contexto”, informa a assessoria da Prefeitura de Guaratuba.

Caso o novo corpo militar se torne realidade, o 9º BPM ficaria encarregado apenas de Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Atualmente, o projeto possui o protocolo 7497 na Alep e está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça. Ele entrou em análise no dia 04 de dezembro de 2017 e não possui prazo para sua votação até o momento.

 

*Com informações da Alep, Correio do Litoral e Prefeitura de Guaratuba.