PM descobre desvio de carga de óleo vegetal e prende suspeito


Por Redação Publicado 12/09/2021 às 20h11 Atualizado 16/02/2024 às 13h04

Foi preso pela Polícia Militar, na noite de sábado, 11, André Felipe Gonçalves Matozo, de 26 anos, acusado de participar de um esquema para o desvio de uma carga de óleo vegetal de um caminhão tanque, que se encontrava em um terreno vazio na Vila Divineia, em Paranaguá.

Encaminhado para o plantão da Delegacia Cidadã, o rapaz foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado. Na ação, ainda houve a apreensão de um automóvel Citroen C4, com placas de Belo Horizonte, Minas Gerais, além de um aparelho motobomba, que estava sendo usado para o transbordo do produto para outro veículo de carga.

De acordo com a ocorrência, tudo começou por volta das 23h30, quando a PM recebeu uma denúncia no telefone 190, relatando que alguns indivíduos estariam realizando a transferência de uma carga de óleo vegetal, possivelmente oriunda de ação ilícita.

Por intermédio das informações, os militares chegaram até o terreno, na Avenida Senador Atílio Fontana. No local, eles flagraram três indivíduos na traseira de um caminhão tanque, os quais, ao perceberem a movimentação da viatura, fugiram entrando em uma região de mata nas imediações, não sendo possível realizar a abordagem. 

No local, os policiais encontraram o Citroen totalmente aberto e um caminhão com um bitrem tanque, para onde seria transferida a carga. Na averiguação, os militares constataram que os suspeitos estavam realizando o transbordo do óleo vegetal, com o auxílio da motobomba, que foi deixada para trás na fuga.

Durante a permanência dos policiais no terreno, André apareceu com as mãos e roupas molhadas com óleo vegetal e, ao ser abordado, teria confessado estar participando de uma ação criminosa, dizendo que tinha sido contratado pela quantia de R$ 1.500,00. 

Dentro do Citroen, os policiais ainda localizaram um cartão bancário em nome de outra pessoa, além de duas placas automotivas. Perguntado ao abordado a respeito do paradeiro do motorista do caminhão, André afirmou não saber, dizendo que sua função seria somente o transbordo do produto. 

A equipe policial, então, entrou em contato com o proprietário do caminhão onde estava o óleo vegetal, informado a respeito do ocorrido, e ainda tentou localizar o condutor do veículo, mas não houve êxito. Na sequência, representantes da empresa responsável pela segurança da carga foram acionadas para comparecer ao local. 

Posteriormente, o Citroen, um veículo semirreboque com placas de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, e a motobomba, foram apresentados na delegacia, juntamente com o abordado, para a elaboração do flagrante. Outros suspeitos do delito não foram localizados.