Com 91% dos votos recebidos em Paranaguá, Adriano Ramos fala sobre os planos para o futuro


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/10/2022 às 14h52 Atualizado 17/02/2024 às 19h44
Adriano Ramos foi vereador por dois mandatos, candidato à prefeitura de Paranaguá e candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. Foto: JB Litoral

Com a maior votação entre os candidatos do Litoral do Paraná durante as eleições gerais de 2022, o então candidato a deputado estadual, Adriano Ramos (Republicanos), ficou a apenas 96 votos de ser eleito para o cargo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e representar Paranaguá e a região no Poder Legislativo Estadual.

E foi para falar sobre o período da campanha eleitoral, próximos planos, entre outros assuntos, que o JB Litoral conversou com Adriano Ramos, que já foi vereador de Paranaguá por dois mandatos e candidato a prefeito da cidade, em 2020.

Ele comenta que a campanha foi realizada em todo o Litoral. “Fico muito feliz pelas famílias terem aberto seus lares para nos receberem e acreditarem em nosso trabalho”, diz.

No entanto, Adriano ressalta o desgaste físico e mental gerado pelo trabalho excessivo durante aquele momento. “É um período de dedicação exclusiva empregada na campanha. São poucos meses, mas me preparo para esse tempo. Para estarmos em família, minha esposa caminhava comigo durante o dia pelos bairros da cidade, e meus filhos sempre me acompanhavam nos eventos. Durante a madrugada, reunidos, conversávamos sobre o que poderia ser feito diferente no próximo dia”, relembra.

Foram 36.327 votos para o candidato, sendo que 91% deles, 33.231 votos, foram de Paranaguá. Na cidade, ele foi o mais votado, com 43% dos votos válidos. “Avalio a votação como espetacular, super expressiva. Estou muito feliz pela confiança da população, mas triste pelo nosso belo Litoral ficar sem representante por mais quatro anos”, comenta.

Próximos passos


Adriano Ramos começou a vida pública em 2012, quando lançou a candidatura a vereador de Paranaguá. Na ocasião, ele foi eleito com 1.038 votos. Depois, em 2016, buscou novamente a reeleição e conseguiu, se elegendo para mais quatro anos na Câmara Municipal com 1.097 votos.

Durante os dois mandatos, ele se tornou conhecido por se definir como um “vereador independente”, sempre fiscalizando e cobrando o Executivo. Em 2020, decidiu participar da campanha à Prefeitura, se tornando o principal adversário do prefeito Marcelo Roque (Podemos), que buscava a reeleição.

Com 27.265 votos, Adriano ficou em segundo lugar; Marcelo se reelegeu com 36.444 votos.

Agora, para as eleições municipais de 2024, ele conta que irá colocar seu nome, novamente, à disposição dos parnanguaras como candidato a prefeito, já que “é perceptível o desejo no coração do povo por uma nova Paranaguá”.

Nessa eleição, o que eu mais ouvia da população era ‘Adriano, queremos você como prefeito. Amo minha cidade e quero, um dia, cuidar das famílias parnanguaras. Acredito que nosso município, por ter o 2º maior porto do nosso País e pelo potencial turístico, pode ser referência, crescer e se desenvolver”, diz.

Mensagem aos eleitores


Adriano Ramos considera a política uma atividade nobre, e destaca que irá continuar lutando e trabalhando pelo povo. “Em breve, se nossa população entender, juntos nós poderemos fazer de Paranaguá a cidade que mais cresce no Paraná”, promete.

Para ele, a maior recompensa de ser um homem político é receber o carinho e o respeito das pessoas nas ruas, casas e comércios. “É muito gratificante caminhar e sentir que a população aprovou nosso trabalho na Câmara Municipal, e isso reflete nas duas eleições, tanto de prefeito como agora, de deputado estadual, onde nossa votação aumentou”, conclui.