Paranaguá terá candidatura de nomes populares e novatos na corrida eleitoral


Por Redação Publicado 22/08/2022 às 06h18 Atualizado 17/02/2024 às 15h38

Por Brayan Valêncio

Faltando pouco mais de 40 dias para o primeiro turno das eleições gerais de 2022, os paranaenses começam a planejar cada um dos cinco votos que depositaram nas urnas eletrônicas no dia 2 de outubro. Autorizada desde a última segunda-feira (16), a campanha nas ruas marca o início do período eleitoral e, consequentemente, das estratégias políticas para eleger o maior número de cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e na Câmara Federal que representem os partidos e as regiões.

Paranaguá aparece nesse tabuleiro com alguns nomes já conhecidos e de diferentes ideologias políticas. A ideia foi não só colocar políticos tradicionais que representem os moradores litorâneos, mas buscar novos rostos que têm histórico na região, seja na vida pessoal ou na carreira política.

Para saber quem são os representantes de Paranaguá na disputa, o JB Litoral entrou em contato com os diretórios regionais de cada um dos partidos e questionou quais dos candidatos a deputado estadual e federal representam a maior cidade do Litoral. Confira:

Mesmo sendo um grande partido no Paraná, o PSD, sigla do atual governador e candidato à reeleição, Carlos Massa Ratinho Júnior, afirmou que não há qualquer representante na cidade. Já partidos como Progressistas, PT e União Brasil participam do pleito com nomes fortes concorrendo.

O Partido dos Trabalhadores (PT), que tem buscado a retomada do controle da Presidência da República, em Brasília, será representado na Cidade Mãe do Paraná por Marcos Roberto Escumação, o Marco Sukita e a Delegada Maria Nysa Moreira Nanni, ambos concorrendo a uma vaga na ALEP.

O União Brasil, maior partido do país após a fusão de PSL e DEM, disputará uma cadeira na Câmara Federal com o Delegado Nilson Diniz.

Apesar de ser um partido de grandes proporções e que sempre consegue eleger vários nomes, o Progressistas também terá apenas uma representante da região. Quem terá essa missão é a professora Vandecy Dutra, atual vereadora em Paranaguá.

O Patriota sairá com Mario Cesar Elias Roque, irmão do atual prefeito Marcelo Roque.

Pelo Republicanos, quem tentará uma vaga na ALEP é o ex-vereador Adriano Ramos, que também disputou a prefeitura da cidade em 2020, ficando como segundo colocado. Já Rodrigo Pereira busca passar os próximos quatro anos na capital federal.

O PSB se apresenta com o ex-vice-prefeito Arnaldo de Sá Maranhão Júnior, o Maranhão, para federal, e a vereadora Isabelle Dias para a ALEP.

O PROS sairá com o nome de Márcio José de Freitas do Nascimento, o Márcio da União, que tentara uma vaga na Câmara dos Deputados de Brasília. O atual vereador Junior Leite também entra na disputa uma vaga para deputado estadual, pelo PSC.

A psicóloga Carla Chemure Chechelero Slongo é o nome do PDT como representante de Paranaguá em uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.

Outras personalidades que virão direto do partido do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal, são Maria Izabel Mendes, que usará o nome de urna Izabel Bolsonaro, e tentará levar para a ALEP mais uma parlamentar mulher e conservadora. Já para Brasília, a legenda vem com Roselaine Barroso Ferreira, a Roselaine Bolsonaro.

O PSOL se lança com um dos nomes mais populares do partido no estado: Rodrigo Tomazini, que fará campanha especialmente na região nessa disputa.

No Agir, o maestro Evaldo Ferreira Filho tentará uma vaga em Brasília. No MDB, a professora Daniele Aparecida Ferreira também tentará uma cadeira no Congresso Nacional.

Confira o número dos representantes de Paranaguá na disputa a deputado estadual e federal:

DEPUTADO ESTADUAL:


Adriano Ramos (Republicanos) – 10300;

Delegada Marya Nisa (PT) – 13144;

Isabelle Dias (PSB) – 40555;

Izabel Bolsonaro (PL) – 22938;

Junior Leite (PSC) – 20800;

Marco Sukita (PT) – 13122;

Mario Roque (Patriota) – 51000;

Psicológica Carla Slongo (PDT) – 12277;

Rodrigo Tomazini (PSOL) – 50321: e

Vandecy Dutra (PP) – 11033.

DEPUTADO FEDERAL:


Delegado Nilson Diniz (União) – 4445; e

Maranhão (PSB) – 4050;

Márcio da União (PROS) – 9055;

Maestro Evaldo (Agir) – 3677;

Professora Daniele (MDB) – 1530;

Rodrigo Pereira (Republicanos) – 1060

Roselaine Bolsonaro (PL) – 2238.