Praias não realizam nem autorizam festas de Carnaval


Por Publicado 26/02/2022 às 22h49 Atualizado 17/02/2024 às 02h41
Carnaval de Guaratuba é reconhecido como um dos maiores do Paraná e movimenta mais de um milhão de pessoas durante semana de festividades. Foto: Reprodução

Com o aumento de casos de Covid-19 nos primeiros meses do ano, as cidades balneárias que historicamente realizam grandes celebrações carnavalescas, como Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, decidiram cancelar por mais um ano a folia de rua.

Em meio a essa situação, as gestões também optaram por não realizar nenhum outro tipo de evento oficial. Cada localidade continua funcionando normalmente com suas atividades diárias e comércios já estabelecidos.

A grande diferença é que não foi permitida a realização de qualquer novo evento em Pontal e Matinhos. “A título de esclarecimento sobre medidas tomadas pela Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, quanto a aglomerações no Carnaval, informamos que antes mesmo do Ministério Público recomendar as orientações, intensificamos a fiscalização nos comércios quanto as exigências de distanciamento, uso obrigatórios de máscaras e álcool em gel; suspendemos eventos como o Réveillon e a 19ª edição do tradicional Festival do Caranguejo e, consequentemente, também o carnaval deste ano, assim como autorizações para blocos de carnaval e eventos públicos foram suspensas“, explicou a gestão de Pontal à reportagem.

População não pode curtir tradicional trio elétrico pelo segundo ano seguido. Foto: Arquivo JB Ltoral

Já as autoridades de Matinhos relataram que “Não existe alvará cedido pela prefeitura para eventos, portanto, se houver alguma atividade fora do permitido, haverá fiscalização e os responsáveis correm o risco de punições“, disseram.

Em Guaratuba a regra é a mesma, já que a prefeitura não autorizou nem realizou evento específico nenhum. Sobre o Café Curaçao, o espaço não funciona como uma festividade própria, já que é um terreno privado já estabelecido e há eventos corriqueiramente no espaço, portanto, não é uma atividade específica, mas uma ação local, como comércios e casas noturnas do município que funcionam diariamente e continuam atendendo durante os dias do Carnaval.