Após anos de luta, regularização fundiária da Ilha dos Valadares sairá do papel; prefeito Marcelo Roque “recebeu” a ilha das mãos do presidente Jair Bolsonaro


Por Flávia Barros Publicado 05/11/2021 às 21h17 Atualizado 16/02/2024 às 18h22

Foi oficializada nesta sexta-feira (5), a regularização fundiária da Ilha dos Valadares. O anúncio foi feito durante solenidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, da qual participaram, dentre outras autoridades, o prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) e o presidente Jair Bolsonaro (S/Partido).  O Governo Federal vai ceder os 451 hectares da ilha e regularizará a situação fundiária de cinco mil famílias que moram no local há mais de 50 anos.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, comemorou a conquista e se comprometeu com os insulanos. “São 30 mil moradores tão sofridos da nossa querida ilha que realizam um sonho, que merecem respeito e dignidade e agora terão essa oportunidade de ter a titularidade de seus terrenos, valorizando seus imóveis, e a prefeitura podendo investir mais em ação social e infraestrutura, isso que os moradores precisam. Paranaguá só tem a agraceder“, disse durante a solenidade.

Foto: Divulgação.

Já a deputada federal Christiane Yared (PL), que não pôde comparecer à cerimônia, fez o processo andar, após décadas de promessas que não avançavam, também se pronunciou. “Uma luta antiga minha, finamente, saiu do papel. Hoje, o governo federal transformou nosso sonho em realidade. Um sonho sonhado lá em 2019 quando, a pedido do querido prefeito Marcelo Roque, consegui colocar a Ilha dos Valadares na Lei de Diretrizes Orçamentárias para que o Patrimônio da União liberasse a certidão para a regularização fundiária. O Litoral merece. Os insulanos merecem. O dia chegou, queridos!“, falou à reportagem.

A edição impressa do JB Litoral desta segunda-feira (8), trará todos os detalhes de como foi o processo de conquista para os moradores da Ilha dos Valadares e da solenidade que selou a passagem das terras da União para o município.

Confira a solenidade e um video da deputada Yared: