Prefeitura de Guaratuba aproveita Carnaval para incentivar vacinação de crianças


Por Publicado 28/02/2022 às 17h58 Atualizado 17/02/2024 às 02h44

Desde a última sexta-feira (25), a Prefeitura de Guaratuba, iniciou uma ação chamada de “Bloquinho da Vacina“, para atender crianças de 5 a 11 anos que precisam tomar doses dos imunizantes contra a Covid-19. O evento ocorre no Ginásio de Esportes do Parque Municipal até o final da semana e quem for receber a sua dose, pode ir fantasiado, entrando no clima de descontração e festa carnavalesca.

As atividades que contam com coordenação da Secretaria da Educação e também da Saúde, surge para garantir que mais crianças entrem no índice de vacinados do município. Até o último levantamento divulgado pela SESA, em Guaratuba já contava com 950 crianças que começaram o ciclo de imunização. O objetivo é aumentar esse dado, atingindo todos aqueles que podem receber a proteção.

Apesar disso, não é possível definir com exatidão quantas crianças estão aptas porque não houve Censo em 2020 e os dados são estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, a reportagem apurou que a cidade está entre as que mais conseguiu atingir sua população, com um índice de 93% de público-alvo vacinado. No ranking paranaense a praia divisa com Santa Catarina ocupa a 10ª posição.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Guaratuba

A gestão celebrou os números alcançados e explicou o intuito do Bloquinho da Vacina. “A imunização das crianças foi um momento muito esperado por todos, e com o intuito de comemorar essa conquista e tornar o momento divertido para nossas crianças, foi proposto que cada criança fosse à Central de Vacina fantasiado“, explicaram.

Para os menores de 12 anos, os imunizantes autorizados são o ComiiRNAty, da Pfizer/BioNtech, em uma dose pediátrica e a CoronaVac, do Butatan/Sinovac, no modelo tradicional. Ambas as vacinas demonstraram eficácia nas três etapas-testes realizadas mundialmente e há doses disponíveis para atingir toda a população do grupo.

No primeiro dia da atividade, o prefeito Roberto Justus (União), o deputado estadual Nelson Justus (União), a secretária da Educação, Fernanda Monteiro, e professoras e diretoras da rede de ensino, prestigiando e acompanhando o trabalho dos profissionais de saúde

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Guaratuba

A prefeitura, em sua rede social, enfatiza que é importante levar o seu filho se ele tiver de 5 a 11 anos porque as vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são seguras. “Lembramos que a vacinação das crianças é de extrema importância. Vacine seu filho (a)“, concluem.