Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Paranaguá


Por Redação Publicado 18/08/2022 às 11h41 Atualizado 17/02/2024 às 15h24

Foi confirmado na tarde desta quarta-feira (17), o primeiro caso de Monkeypox em Paranaguá. Paciente tem histórico de viagem e o município tem, até o momento, três casos suspeitos, um confirmado e outro descartado.

TRANSMISSÃO

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal direto com as lesões de pele de pessoas infectadas, secreções respiratórias por gotículas grandes face a face, ou objetos recentemente contaminados por secreções ou lesões (roupas de cama, toalhas, roupas, escovas ou pentes, entre outros).

SINTOMAS

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

CASOS

O Brasil teve o primeiro caso diagnosticado no início de junho, com um aumento significativo de casos nos meses seguintes. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 16 de agosto, o Brasil contabiliza 2.219 casos confirmados ou prováveis. No Paraná, são 83 casos confirmados conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O setor de Epidemiologia e toda a equipe de Vigilância em Saúde tem acompanhado de perto cada caso suspeito, realizando o trabalho de bloqueio. São profissionais experientes e comprometidos com expertise em casos endêmicos e pandêmicos. Lembramos que não diferente de outras doenças, a prevenção é fundamental”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.