Professores receberão reajuste salarial de 33% a partir de fevereiro, em Paranaguá


Por Publicado 31/01/2022 às 18h07 Atualizado 17/02/2024 às 00h56

A prefeitura de Paranaguá dará um reajuste a mais uma das mais importantes categorias do funcionalismo público: os professores. O novo valor será de 33,24% a mais, a partir do próximo mês

O novo piso salarial no município foi definido pelo prefeito Marcelo Roque (PODEMOS), após o governo federal anunciar, na última quinta-feira (27), que aumentará em 33% o Piso Salarial Profissional Nacional, conforme determina a Lei Federal 11.738/2008, criada na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento (Semfa) serão injetados R$ 2,4 milhões a mais na folha mensal de pagamento. O número de profissionais beneficiados chega à marca de 1.800 professores.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Tenile Cibele do Rocio Xavier, disse ao JB Litoral que é um compromisso da sua pasta e da prefeitura garantir melhores condições salariais aos profissionais da educação, que são essenciais para o desenvolvimento coletivo e que também tiveram um papel único na educação durante a pandemia.

O reajuste do piso salarial do magistério representa, em primeiro lugar, o comprometimento da gestão do prefeito Marcelo Roque com os servidores municipais. A Lei do Piso foi homologada em 2008. Cabe ressaltar que o planejamento das equipes de diferentes secretarias possibilitou a efetivação dos 33,24% e manter sua aplicabilidade a todos os professores em diferentes níveis funcionais é a reafirmação de uma gestão que honra com os compromissos e com a valorização da categoria”, diz a secretária.

Mesmo o valor sendo maior do que o recebido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o prefeito ressalta que conseguirá garantir o novo salário devido ao caixa organizado da gestão. “O governo federal é quem calcula o valor do reajuste, mas quem paga são os municípios. No entanto, a nossa responsabilidade com a saúde fiscal permite esse aumento na carreira dos nossos profissionais do magistério. Sempre cumprimos com todas as nossas obrigações junto à categoria, dando todo o suporte, assim como tudo aquilo que é de direito”, explicou Roque.

A secretária ressalta que valorizar a categoria é um dos principais ideais da gestão e acredita que todos saem ganhando quando um professor recebe o reconhecimento por estar transformando milhares de vidas diariamente por meio do melhor caminho: a educação.

Categoria aprovou novo piso

Quem também comemorou o aumento foi a presidente do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá (Sismmap), a professora Andréia Elias de Paula, alegando que houve muitas negociações neste primeiro mês de 2022. “Mandamos ofício ao prefeito e à secretária de Educação para falar do piso nacional no começo do mês. Não tínhamos ainda o índice oficializado pelo Ministério da Educação, só sabíamos que havia perdas inflacionárias para toda a categoria. A gente esperava que a mudança tivesse que passar pela Câmara para depois ser implantada no salário base dos professores, mas recebemos a notícia de que o piso foi oficializado pelo MEC, e prontamente fomos chamados para uma reunião em que o prefeito oficializou o valor para os nossos quase dois mil profissionais”, comenta.

De acordo com Andréia, ficou definido que o novo valor será distribuído em duas parcelas, devido a questões orçamentárias e por conta da lei de Responsabilidade Fiscal. “Será pago agora no mês de fevereiro a porcentagem de 16,72% e em maio virá o restante”, explica a líder sindical, ressaltando que o retroativo ainda será discutido.

Para a presidente, o novo piso veio em boa hora, principalmente devido ao momento em que o país vem enfrentando. “Já são dois anos que os professores não têm reajuste salarial. Acho que é importante pela questão da valorização, que é muito necessária. Sempre tivemos uma relação muito positiva com o prefeito, assim como foi essa última reunião. Então, considero que tem sido positivo e agora ficamos na expectativa de receber esse novo valor que é muito merecido pela função que os professores ocupam na sociedade”, conclui.