Prefeitura não apoia e nem participa do Congresso Nacional de Guardas Municipais

Organizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), da Academia Nacional de Formação das Guardas Municipais (ANFGM) e Instituto Nacional de Desenvolvimento e Ensino de Segurança Pública (INDESP), o evento contou com intensa programação que incluiu várias atividades para a integração social dos participantes. Entre elas, o lançamento do Memorial da Guarda Municipal, em homenagem aos guardas mortos em serviço ou em função do exercício da missão. Houve, também, diversos debates sobre temas pertinentes à categoria, como o fortalecimento de sua representatividade em Brasília e a criação de uma central única de informações a respeito dos projetos das guardas municipais pelo país. Este último, defendido pelo GCM Maurício Domingues Silva, o Naval, do Rio de Janeiro, que conduziu a mesa de debates da sexta-feira (13). Ao lado dele, participaram o GCM e Vereador do Rio de Janeiro, Jones Moura, e o também GCM e Vereador Francisco Nóbrega de Paranaguá.
Uma determinação divulgada um dia antes do início do Congresso (11) e assinada pelo Secretário Municipal de Segurança, João Carlos da Silva e pelo Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Leônidas Martins, impediu que membros da corporação comparecessem de “uniforme e armamento a qualquer evento que não fosse liberado por ambos”. O que atingiu diretamente o Congresso. Aos guardas, que quisessem comparecer ao evento, coube a alternativa de encostar o uniforme oficial e seguirem à paisana. No último dia, poucos foram os que compareceram, deixando inúmeras cadeiras do auditório vazias.
Guardas uniformizados em 2016 no RS
Questionado pela reportagem sobre o seu posicionamento a respeito da determinação, o secretário da pasta esclareceu por meio da rede social. “A guarda civil municipal não teve qualquer participação efetiva na programação do evento. Independente de quem estivesse à frente deste seminário, um evento que não teve a consulta da Secretaria de Segurança do município, não teria o meu reconhecimento. Sendo assim, não vejo o porquê da participação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá”, justificou.
Todavia, o Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Leônidas Martins, participou do 26º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado na cidade de Canoas no Rio Grande do Sul, dos dias 16 a 18 de novembro do ano passado. Junto com ele, estiveram presentes ainda Os guardas-civis municipais Martins, Feliciano, Dos Santos, Eduardo e Fabiano Martins de Carvalho, que respondia como secretário Municipal de Segurança, todos devidamente uniformizados e com custo da viagem pago pelo município. O guarda civil municipal Fabiano de Carvalho, participou, inclusive, da abertura do 26º Congresso que, da mesma forma que o encerrado neste final de semana, tem por objetivo a troca de experiências institucionais e o fortalecimento da Nação Azul Marinho (cor do uniforme da corporação).
- O Comandante Geral Leônidas e o ex-secretário de Segurança Fabiano no Congresso realizado no Rio Grande do Sul em 2016. Todos fardados
- O coordenador do evento agradeceu a presença e apoio de todos
- Presidente da Câmara Marcus Roque prestigiou o evento e recebeu Mérito do Sangue Azul e levou a placa em homenagem ao prefeito
Coordenador que não agradou
Com muito medo de possíveis represálias, um pequeno número de guardas civis municipais que estiveram presentes no evento e preferiu não se identificar, relatou alguns esclarecimentos. De acordo com o grupo, este constrangimento gerado pela Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá teve seu princípio na figura do coordenador do congresso, o Guarda Civil Gerson Nunes Pereira, o qual acredita-se não ser uma figura muito bem aceita pelo Comandante Geral, Leônidas Martins. Nunes também é Secretário Geral do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) o que motivou o empenho na realização do evento. Nunes não quis se manifestar sobre o assunto. Porém, destacou que o evento foi um grande sucesso e fez alguns esclarecimentos. “Por todo o carinho e apoio recebido só me resta agradecer a Deus e a todos os guardas municipais de diversos estados, bem como todas as demais pessoas, empresas e a Câmara de Vereadores de Paranaguá, na pessoa dos Vereadores Marquinhos Roque (PMDB), Nilo Monteiro (PP) e Nóbrega (PSL), que de forma direta e indireta colaboraram para a concretização e grande sucesso do evento”, destacou. Disse, ainda, que tudo não passou de um mal-entendido, pois tem carinho e admiração muito grandes pela família Roque. “
O Prefeito Marcelo Roque foi convidado para participar do evento. Inclusive, durante a abertura do Congresso, o Presidente da Câmara Municipal recebeu uma placa em homenagem do Mérito Sangue Azul do Conselho Nacional das Guardas Municipais. O prefeito também foi homenageado, mas em razão da sua ausência, a placa foi entregue ao seu irmão”, informou Nunes. Também foram homenageados com a honraria o Vereador Nóbrega e a Presidente do INDESP, Noeli de Fátima Ávila.



