Início da concessão da BR-277 marca nova era para as estradas do Paraná, especialmente no Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/02/2024 às 17h10

Nesta segunda-feira (26), foi assinada a Ordem de Serviço que marca o início de uma nova fase para as estradas federais e estaduais no Paraná, com destaque para a BR-277. A EPR Litoral Pioneiro assume a responsabilidade pela administração do trecho que inclui a descida da Serra do Mar, ligando Curitiba ao Litoral, pelos próximos 30 anos. A operação terá início na próxima quarta-feira (28), à meia-noite.

BR 277 EPR
A operação terá início na próxima quarta-feira (28), à meia-noite. Cobranças nas praças de pedágio devem ser retomadas só no final de março. Foto: EPR Litoral Pioneiro

A formalização da transferência de administração ocorreu na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o prefeito Marcelo Roque de Paranaguá e o diretor-empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

O início da operação não implica na imediata reinicialização das cobranças nas praças de pedágio, as quais estão programadas para serem retomadas até o final de março, de acordo com a previsão estipulada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A agência federal informará, com no mínimo 10 dias de antecedência, a data precisa em que as tarifas serão aplicadas nas praças de pedágio, incluindo detalhes sobre os valores, por meio de comunicado oficial publicado no Diário Oficial.

Virada de página

A EPR Litoral Pioneiro gerenciará 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais, e apresenta como um de seus pontos principais a conexão entre Curitiba e o porto de Paranaguá, o segundo maior do país em volume de exportações. O projeto de concessão prevê investimentos de R$ 10,8 bilhões, abrangendo obras como 350 quilômetros de duplicação, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais, 72 quilômetros de ciclovias, 122 viadutos, além de serviços médicos e mecânicos aos usuários, e pontos de descanso para caminhoneiros.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o início das operações marca um ponto de virada para a população paranaense, com o maior contrato de concessões do Brasil, e cujo modelo já está servindo de exemplo para outros estados. “É uma virada de página em que os paranaenses vão deixar o antigo pedágio, que era meramente uma tarifação de passagem, para uma verdadeira concessão, com tarifas menores, obras de melhorias e ampliação da malha rodoviária”, afirmou.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) expressa satisfação com o início das operações, destacando que a parte inicial se concentrará em Paranaguá. “Nosso pedido foi atendido e a parte operacional da nova concessão começará por Paranaguá, com a realização de manutenções, limpezas, roçadas, sinalização horizontal, vertical, a iluminação necessária, principalmente no trecho da BR-277 que passa pela Vila Marinho, Jardim Iguaçu e todo o contorno da rodovia”, diz.

Já o diretor-empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, enfatiza os benefícios que a nova concessão trará para o Litoral. “A nova concessão da 277 traz obras muito importantes para o Litoral: uma terceira pista, a Avenida Ayrton Senna com avenidas, marginais, ciclovia, iluminação, paisagismo, e a Avenida Bento Rocha, que também será cuidada. Muitas coisas boas virão”, comemora.

Suporte para os usuários

A EPR Litoral Pioneiro assumirá a concessão das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369, além das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. A partir da quarta-feira, a concessionária disponibilizará serviços operacionais 24 horas, com destaque para a central de atendimento através do número 0800 277 0153, que permitirá aos usuários obter informações sobre as estradas, reportar bloqueios, trechos em obras e acessar serviços de emergência.

Fernando Milléo, gerente de operações da EPR Litoral Pioneiro, ressalta a importância do contato direto para acionar serviços como resgate médico e apoio mecânico em situações de emergência na rodovia. “É por meio dele que as pessoas poderão acionar o serviço médico de resgate, por exemplo, onde equipes de apoio médico poderão ser deslocadas para o local da ocorrência. Se o veículo do usuário sofrer alguma pane ou se envolver em acidentes, o acionamento de equipes de apoio e guincho também podem ser solicitadas por meio deste canal”, orienta.

Obras em Paranaguá: um novo capítulo para a cidade

Com a nova concessão da rodovia, os últimos seis quilômetros da Avenida Ayrton Senna da Silva foram incluídos no trecho pedagiado, recebendo melhorias estruturais. Essa extensão, que dá acesso ao porto de Paranaguá, será finalmente beneficiada após ter sido excluída do Anel de Integração em 1997.

O JB Litoral realizou uma pesquisa no Programa de Exploração da Rodovia, disponível no site da ANTT, e lista as obras planejadas para Paranaguá. A maioria das melhorias significativas ocorrerá após o quarto ano de concessão. Entre as principais obras estão:

Duplicação de via: O trecho da BR-277, do Viaduto Nelson Buffara até o Porto de Paranaguá, será totalmente duplicado, começando no 5º ano da concessão.

Vias marginais: A BR-277 receberá vias marginais da entrada de Paranaguá até a rotatória do Parque São João, e da rotatória até o porto, em ambos os sentidos, a partir do 4º ano. No ano seguinte, a obra ocorrerá no trecho do Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha).

Ciclovias: Da entrada de Paranaguá até o porto, via Av. Ayrton Senna, receberá ciclovias em ambos os lados da pista a partir do 4º ano de concessão. No mesmo ano, o trecho do Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha) terá ciclovias em ambos os sentidos. No ano seguinte, o trecho do acesso a Paranaguá até a entrada da PR-407 terá ciclovia apenas no sentido crescente.

Faixas adicionais: A BR-277, do acesso a Paranaguá até a entrada da PR-407, receberá 1.8 km de faixas adicionais em ambos os sentidos no 3º ano da concessão.

Viadutos – interseção tipo diamante: Quatro interseções tipo diamante estão previstas para o 4º ano de concessão, no trecho da rotatória do Parque São João ao Porto de Paranaguá (Av. Ayrton Senna), nos kms 1.5, 3.5, 4.3 e 6.7. Melhorias na interseção tipo Parclo já existente no km 3.5 também estão programadas para o 5º ano, no trecho do Viaduto Nelson Buffara até o acesso a Paranaguá (via Av. Bento Rocha).

Passagens em desnível: A implantação de passagens em desnível está prevista para o 5º ano, do trecho que inicia na ponte sobre o Rio Emboguaçu até o Porto de Paranaguá (Av. Bento Rocha/Av. Atílio Fontana), no km 1.5, e da rotatória do Parque São João ao porto, no km 7.6, no 4º ano.

Após quase 30 anos de espera, a entrada de Paranaguá será atendida pela EPR Litoral Pioneiro, trazendo esperança para os moradores, visitantes e motoristas que frequentam a cidade. As melhorias planejadas, incluindo vias marginais, ciclovias, viadutos e manutenção rodoviária, prometem impulsionar a mobilidade, segurança e desenvolvimento econômico da região, especialmente na área portuária.

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