Viação Graciosa pede paralisação da única linha que liga Antonina e Guaraqueçaba


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/02/2022 às 12h48 Atualizado 17/02/2024 às 01h58

A Viação Graciosa, empresa que faz o transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Antonina e Guaraqueçaba, solicitou a paralisação da única linha que conectava as cidades, via PR-340 e PR-405. Com o objetivo de continuar fornecendo o transporte na região, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou, no dia 10, o Aviso nº 006/2022, que convoca empresas devidamente registradas no órgão para executar, de forma provisória, o transporte no trecho citado.

De acordo com o diretor geral do DER, Fernando Furiatti Saboia, uma nova licitação para contratar o serviço de transporte rodoviário será realizada, em breve. “Para essa contratação provisória, as empresas precisam estar registradas no DER e, se houver mais de uma interessada, a escolha se dará por meio da análise dos requisitos exigidos pelo órgão e da capacidade técnica operacional mais adequada”, diz.

Ele explica que a linha apresenta um número muito baixo de passageiros e que a maior parte do trajeto é realizado em via de revestimento primário. O trecho atendido é de, aproximadamente, 100 quilômetros, e os veículos necessários são do tipo ônibus ou micro-ônibus padrão rodoviário. Além disso, os horários da linha e os preços serão determinados pelo DER.

As empresas interessadas têm até o dia 25 de fevereiro para manifestar interesse. As propostas podem ser encaminhadas pelo e-mail fiscsacder@der.pr.gov.br.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, a própria Viação Graciosa solicitou, por meio do protocolo 18.597.212-7, a paralisação da única linha que conecta os dois municípios. Procurada pelo JB Litoral, a equipe responsável pela empresa não foi encontrada até a conclusão desta reportagem.

Má qualidade no serviço

Segundo moradores da região, nos últimos dias, vários usuários que realizaram o trajeto reclamaram das condições dos veículos disponibilizados. Alguns passageiros registraram, por meio de vídeos e fotos, momentos inusitados, como uma senhora com a sombrinha aberta dentro do ônibus, devido a quantidade de goteiras no interior do veículo.

Outros registros flagraram passageiros viajando sentados nos degraus das escadas que dão acesso à entrada e saída do ônibus e outros, ainda, viajando em pé. A Graciosa permanece operando a linha até outra empresa ser selecionada. Em caso de mais informações, a reportagem será atualizada.