Afogamentos são registrados no litoral mesmo fora de temporada


Por Diogo Monteiro Publicado 30/09/2021 às 16h04 Atualizado 16/02/2024 às 14h52
Bandeiras preta indica que a área não é protegida por Guarda Vidas. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral
Foto: Soldado André Gonçalves.

Desde o feriado prolongado do Dia da Independência, no ínicio de setembro, o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, iniciou uma pré-operação verão, reativando 16 pontos de guarda-vidas nas praias e regiões de rios no Litoral do Paraná, devido ao aumento na circulação de veranistas e banhistas na região.

Em meio a grande circulação de pessoas na faixa de areia, aumentaram também a preocupação em relação ao número de acidentes em meio líquido, como os afogamentos. Na última semana o litoral registrou neste mês mais uma morte: o bombeiro militar Emerson Reichardt, 34 anos, natural de Rio Negro, sudeste do Estado, nadava com seu irmão na praia de Coroados em Guaratuba, acabou entrando em uma área de forte correnteza e acabou submergindo. O seu irmão, de 24 anos, foi salvo por um outro bombeiro que estava de folga e utilizou uma prancha de surf, para realizar o resgate, ao retornar para tentar salvar a outra vítima, já não foi mais possível encontra-lo. O incidente aconteceu em um local não supervisionado por guarda-vidas.

Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, mesmo com a temperatura baixa e em um período ainda fora de temporada, foram registrados 15 resgates, quando não há um grau de afogamento, 13 casos leves e moderados, 3 casos gravíssimos e 2 óbitos.

Tenente Malaquias 8º GB Litoral

Para o Tenente Malaquias, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros do Litoral, o fator principal que ocasiona o incidente em meio líquido é deixar de utilizar os pontos monitorados por guarda-vidas nas praias paranaense. “A maioria dos afogamentos fora de temporada são em locais sem a supervisão de guarda-vidas. Além disso tem os atos de subestimar a capacidade de natação, que é quando a pessoa tem conhecimento de nadar na piscina ou em rios, mas no mar é diferente por conta das condições de relevo irregular, correntes que geralmente não estejam sempre no mesmo lugar. Embriaguez e consumo de substancias que alterem a capacidade de resposta do banhista também se tornam fatores perigosos em um simples banho de mar”, destacou o Tenente.

Com a aproximação do final de ano e chegada da primavera, que deve apresentar dias quentes no litoral, o Corpo de Bombeiros realiza o patrulhamento preventivo na orla das áreas que não contam com os postos de guarda-vidas. Em todos finais de semana até dezembro, quando inicia de fato a Operação Verão, haverá postos dos agentes em funcionamento das 8h às 18h, em Guaratuba. Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Ilha do Mel. Para identificar os locais com cobertura de postos de guarda-vidas, o veranista deve baixar o aplicativo Bombeiros Paraná e terá na palma da mão as principais informações e dicas de segurança para curtir a praia de forma segura.