Aulas seguem suspensas em Matinhos e Guaratuba após passagem de ciclone
As prefeituras de Matinhos e Guaratuba informaram que, nesta quinta-feira (11), as aulas da Rede Municipal de Educação seguem suspensas em razão dos danos provocados pelo vendaval e chuvas causados pela passagem de um ciclone extratropical no Litoral, na tarde de ontem (10).
Segundo a secretária municipal de Educação de Guaratuba, Fernanda Monteiro, as equipes de manutenção do Município estão avaliando a extensão do desastre natural nas unidades educacionais e iniciarão os reparos.
Já a prefeitura de Matinhos afirmou que as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) foram afetados pela força do vento e, por isso, as aulas estão suspensas a fim de preservar a segurança dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação destacou que os reparos serão feitos nas instituições de ensino e as aulas voltam ao normal na sexta-feira (12).
Guaratuba foi o município mais atingido pela ação do ciclone extratropical, os ventos chegaram à incidência de 97,2 km/h e o volume de chuva a 101,6 mm. Na cidade, o Corpo de Bombeiros informou que 20 famílias ficaram desabrigadas, e 17 rolos de lona, com 100 metros cada, foram distribuídos. Ademais, ocorreram diversos destelhamentos, quedas de árvores, de poste de energia elétrica, realocações de família etc.
Já em Matinhos, a Defesa Civil registrou 150 chamadas pelo número 153, com 18 famílias desabrigadas. Também foram registrados destelhamentos em residências e estabelecimentos comerciais e quedas de árvores. Por conta do vendaval, o prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, decretou situação de emergência no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a pasta está recebendo doações de colchões, cobertores, cestas básicas e produtos de limpeza para repassar às famílias necessitadas. As doações podem ser levadas ao Abrigo Amigo, que fica na rua Benvenuto Gusso, n° 276, no Centro, em frente à sede da pasta.