Após 20 anos sem alterações no transporte público, Pontal do Paraná tem nova concessão com maior cobertura, ônibus novos e tarifas mais baratas


Por Flávia Barros Publicado 08/12/2023 às 15h22 Atualizado 19/02/2024 às 07h07

Uma mudança radical no transporte coletivo para que a população tenha um serviço de qualidade e volte ou passe a usar ônibus, melhorando a mobilidade na cidade. Esta é a proposta anunciada na última semana, em Pontal do Paraná.

Com o novo modelo adotado no município, a empresa vencedora da licitação é a Oceânica, a mesma que já prestava o serviço, mas em um novo contrato, com muito mais exigências. O valor homologado é de R$ 46.8 milhões e o contrato é de 10 anos, podendo ser renovado por mais 10.

A Prefeitura pagará um subsídio de R$ 6,27 por quilômetro rodado, com o teto de 60 mil quilômetros por mês, uma ampliação de 58% na área de cobertura do transporte público, frente aos 38 mil quilômetros rodados por mês, no contrato anterior.

Principais mudanças


O que o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, chamou de “mudança radical” é explicado devido às melhorias em todos os aspectos do transporte, que terá, além do aumento das rotas, a redução das tarifas e, no prazo de 90 dias, ampliação da frota, que passará a ser de 10 ônibus; sendo 3 com ar-condicionado. Os coletivos também serão mais novos, com novo layout, contarão com bilhetagem eletrônica atrelada ao reconhecimento facial, GPS nos veículos para controle de cumprimento de rotas e câmeras de segurança dentro dos coletivos.

Ainda estão previstas cinco estações de ônibus, em Shangri-lá, Ipanema, Santa Terezinha, Pontal do Sul e Praia de Leste, com bicicletários integrados, para passageiros que precisarem trocar de veículo e sem a necessidade de pagar uma nova tarifa. “É uma mudança radical comparado com o que tínhamos. Agora vai ter ônibus novos e entrando nos balneários, enquanto temos como acompanhar e fiscalizar. Desde já, temos os horários ampliados e a tarifa menor. Precisamos fazer com que a população volte a usar o transporte público. A cidade não cresce sem mobilidade e sem um transporte público decente“, defendeu Rudão.

A passagem que custava R$ 5 até quinta-feira (30), passou a ser de R$ 3 em dias úteis e R$ 2 aos finais de semana e feriados. Além da redução nos valores, também será implementada a integração temporal, com possibilidade de pagar apenas uma passagem e pegar dois transportes coletivos dentro do período de uma hora.

Linhas noturnas


Para se ter uma ideia de como era urgente adequar o transporte às necessidades da população, não existia linhas noturnas em Pontal do Paraná. Agora, de segunda à sexta-feira, são 22 horários, mais do que o dobro em relação ao modelo antigo, em que havia apenas 10.

Além disso, o antigo modelo tinha apenas dois horários aos sábados e agora são 16. Aos domingos e feriados também eram apenas dois e agora são 13 horários disponíveis ao usuário. Ademais, há novas linhas no trajeto.

Durante a coletiva de imprensa para explicar os detalhes do novo modelo de transporte coletivo, na última quinta-feira (30), a representante da empresa Oceânica, Alexandra Cardozo, falou sobre quais alterações serão implementadas primeiro.

O mais importante é a regularização dos horários, a inclusão do ônibus executivo, com a bilhetagem facial e com um roteiro diferenciado“, disse.

Para o secretário municipal de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Kayamori, o novo modelo é capaz de atender às demandas da população e também de visitantes. “Hoje é um dia histórico para Pontal, uma concessão que não sofria alterações contratuais há 20 anos e agora nós fizemos um diagnóstico das deficiências, criamos novas rotas, aumentamos a área de abrangência de 38 para 60 mil km. O que vai trazer mobilidade para todo mundo“, afirmou.

Alguns benefícios, como a tarifa integrada, a implantação dos subterminais, a linha executiva, que traz mais agilidade para atender não só à demanda turística, mas também a classe trabalhadora“, completou Kayamori.

A procuradora-geral do município, Vergínia Pedrozo, explicou como se chegou às novas linhas e rotas. “Em 2021 a gente contratou a empresa para fazer o plano de mobilidade, em que ficou constatado que a população não utilizava o transporte coletivo por ausência de horários, pela qualidade dos ônibus e pelo preço da tarifa. Após a aprovação do plano de mobilidade, contratou-se uma empresa para fazer o Plano Municipal de Transporte Coletivo, que prevê ações de curto, médio e longo prazo“, detalhou.


Convencional e Executivo


De acordo com o edital de concessão, a prestação do serviço de transporte coletivo foi dividida em dois lotes; na Modalidade Convencional e na Modalidade Executiva. Na Convencional, consta no projeto seis ônibus do tipo básico, com capacidade de 70 passageiros em pé e sentados, e mais um veículo reserva também do tipo básico.

Já na Executiva, haverá dois ônibus do tipo básico, com capacidade de 70 passageiros em pé e sentados e com ar-condicionado, e mais um veículo reserva, também do tipo básico e com ar-condicionado. Todos os ônibus deverão disponibilizar acesso à Internet para os usuários por meio de rede Wi-Fi.

O sistema Convencional será atendido por duas linhas: a Linha Troncal e a Continental. A Troncal terá boa parte da sua rota trafegando nas rodovias PR–407 e PR–412. O itinerário principal percorre a rota entre os bairros Praia de Leste, até o limite municipal com Matinhos (em Monções) e Pontal do Sul em todos os dias da semana, com horários reduzidos aos sábados e domingos. O itinerário secundário irá atender também pontos de parada no Bairro do Porto e no Guaraguaçu, em horários reduzidos.

Já a Continental busca suprir as regiões mais distantes da rodovia PR–412, com baixos níveis de abrangência pelo sistema anterior. Com itinerário único, a linha aprimora o alcance nos bairros Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema e Shangri–lá, passando pelas ruas mais adentro desses bairros.