Mais de 70 guarda-vidas participaram da 21ª edição da Travessia dos Veteranos do Corpo de Bombeiros, em Guaratuba
Tradição de mais de duas décadas, na manhã do último sábado (08), mais de 70 guarda-vidas participaram da 21ª Travessia dos Veteranos do Corpo de Bombeiros na Praia Central de Guaratuba.
O 8°Grupamento de Bombeiros (8°GB) prestou apoio com a segurança na água, com motos-aquáticas e pranchões em todo o perímetro da travessia.
A expressiva participação superou a expectativa dos veteranos com o evento e muitos chegaram bem antes do horário previsto (10h) para rever amigos e conversar sobre os tempos de atividade na praia.
Várias gerações de guarda-vidas estiveram na Travessia, compartilhando experiências e histórias com os militares estaduais mais novos. O evento foi especial neste ano em que a atividade de guarda-vidas completa 60 anos de história no Corpo de Bombeiros.
Uma lesão no joelho impediu o organizador de participar do evento, o subtenente Antônio Batista dos Santos, que trabalhou como guarda-vidas em 27 temporadas de verão, mas isso não o impossibilitou de estar próximo dos amigos e aguardá-los na beira do mar para cantarem juntos a Canção Soldado de Fogo.
“Ficamos 30 anos trabalhando juntos e quando chega a reserva, cada um segue um caminho. Por isso, passei a organizar a Travessia para que pudéssemos confraternizar a vida e reviver bons momentos. Voltar ao mar faz com que a gente tenha mais vontade de viver e tenha novos horizontes”, disse.
REENCONTRO DE AMIGOS
Mesmo com limitações físicas para caminhar e nadar, o ex-comandante da PM e do Corpo de Bombeiros, coronel Miguel Arcanjo Capriotti, também se fez presente, devidamente fardado como guarda-vidas, e participou da travessia com apoio de uma moto aquática. “Trabalhei 18 operações como guarda-vidas. Muitas vidas foram salvas por esses valorosos homens do Corpo de Bombeiros”, disse o coronel Capriotti.
O subtenente Augusto Carlos Pereira foi guarda-vidas por 30 anos e participou de 20 edições da Travessia dos Veteranos, sendo que oito delas quando ainda estava no serviço ativo. “É importante manter a tradição desse evento, pois o maior objetivo é rever antigos amigos, tem gente com 80 anos que tive o prazer de trabalhar junto nas praias”, destacou.
SUPORTE
O 8° GB disponibilizou motos aquáticas, guarda-vidas com cinto de salvamento aquático e nadadeiras para proporcionar mais segurança aos guarda-vidas veteranos. “Eles aguardam ansiosamente pela Travessia e o Corpo de Bombeiros atua na prevenção para proporcionar mais segurança a esses guarda-vidas veteranos que tanto fizeram pelos banhistas durante anos de trabalho”, disse a porta-voz do Corpo de Bombeiros do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 Costa Leste, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi.