O porto é uma “cidade”! Veja números e curiosidades sobre a atividade portuária


Por Katia Brembatti Publicado 17/03/2022 às 07h44 Atualizado 17/02/2024 às 04h01

Num dia comum, 5 mil pessoas passam pela portaria do porto de Paranaguá. É uma multidão – para se ter ideia, 104 cidades do Paraná têm menos de 5 mil moradores. Mas é preciso considerar que indivíduos entram e saem mais de uma vez por dia e outros só aparecem uma vez, na safra. Na escala mensal, os números ficam ainda mais grandiosos. Cerca de 85 mil pessoas e 76 mil veículos circulam pelo porto, em média, por mês. No ano passado, novembro foi o mês mais movimentado, como 92 mil entradas. Já no quesito veículos, o máximo atingido foi em abril, em plena safra, com 94 mil. Ao considerar os registros de um ano, mais de 1 milhão de entradas foram anotadas em 2021. É como se duas Londrinas tivessem passado pela área do porto.


Um batalhão de profissionais


Na prática, não dá para saber todas as pessoas que estão envolvidas na cadeia portuária. São dezenas de profissões – e muitas delas não têm relação direta com a carga e descarga de navios. Os técnicos ambientais que monitoram a quantidade de peixes na baía, por exemplo, fazem parte dos trabalhos adicionais que são contemplados pela atividade. Tem também toda a linha de terceirizados, os administrativos, os responsáveis pela limpeza, os caminhoneiros. E tem quem está empregado diretamente com os operadores.

Mas, a partir de dados dos chamados TPAs (trabalhadores portuários avulsos) é possível ter um parâmetro de quem atua nas escalas do porto, em funções essenciais para garantir o fluxo constante das embarcações. A título de referência, os dados de fevereiro mostram a movimentação. Para a função de estiva, 19 mil escalas (janela de trabalho) foram executadas em um mês. Em segundo lugar vem a função de arrumador, com 6,5 mil escalas. Na sequência, constam vigias (2,1 mil) e conferentes (1,5 mil). Essa cadeia de empregos diretos demonstra como o porto impacta na roda econômica de Paranaguá.


Origem e destino


Navios de 53 bandeiras (país que pertence a embarcação) estiveram em Paranaguá em 2021. Já sobre a nação de origem das cargas que chegam aqui, os perfis mudam muito. No ano, foram 2.463 atracações (alguns navios estiveram mais do que uma vez). Destas, quase a metade estava vindo de outro porto brasileiro. Argentina, Cingapura e Estados Unidos foram as origens estrangeiras mais frequentes. Já sobre os destinos, além da cabotagem (circulação entre portos nacionais), os países com cargas mais numerosas foram Argentina, Cingapura e China – aliás, esta nação asiática é a principal responsável pelas trocas comerciais com Paranaguá, tanto na importação quanto na exportação.


De onde vem os tripulantes


Quanto à nacionalidade das tripulações, a mais frequente é a filipina. Um levantamento feito por amostragem, apontou que 32% dos trabalhadores embarcados nos navios que passam pelo Paraná eram filipinos. Na sequência, aparecem os indianos, ucranianos, brasileiros e russos. Os dados foram levantados internamente, a partir das listas de desembarques. Ou seja, nos casos que os tripulantes desembarcaram nos portos paranaenses porque deixaram de fazer parte da tripulação do navio, geralmente por motivo de encerramento de contrato de trabalho, e retornaram aos seus países de origem por via aérea. Os dados são de 2020.


Os muitos recordes


Parece que a palavra recorde é repetida à exaustão no porto de Paranaguá – a ponto de ficar difícil de saber se é a simples superação da marca anterior ou se é um feito inédito, tamanha a quantidade de anúncios de que limites foram ultrapassados. O diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que essa sensação de recorde atrás de recorde é fruto de um trabalho em equipe que busca sempre fazer mais e melhor. 2022 recém começou e mais marcas históricas foram batidas. Para comemorar o aniversário do porto, reunimos alguns registros nos últimos três anos que mostram a grandiosidade do que é feito em Paranaguá.

Confira: 

2020

Recorde de movimentação de cargas – com 57.339.307 de toneladas

Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) movimenta 84.601 TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) em 31 dias

O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá teve recorde de movimentação de caminhões

Maior movimentação mensal já registrada no Corredor de Exportação

Maior movimentação mensal da história dos Portos do Paraná

Porto de Paranaguá bate novo recorde em movimento de caminhões

Volume de importações e exportações foi 44% maior que o contabilizado no mesmo mês de

maior navio, com 292 metros, e 103 mil toneladas de farelo de soja

1,66 milhão de toneladas nos silos no 1º semestre

Porto de Paranaguá embarca novo volume recorde de farelo de soja em um único navio

TCP movimenta 2.083 TEUs em um único navio

Melhor setembro da história, com 5.261.752 toneladas movimentadas

Melhor mês de outubro da história: 5.048.117 toneladas

Maior operação de embarque de ônibus em uma única operação com 155 veículos exportados

Nova operação recorde de ônibus: 157 ônibus

53,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas

2021

Recorde histórico de movimentação de cargas – 57.545.800 toneladas

TCP- 1 milhão de TEUs movimentados

Recorde no embarque de farelo de soja 108 mil toneladas

Melhor março em movimentação de cargas 5,6 milhões toneladas

Março: recorde de caminhões no pátio – 59.611 em 31 dias

Recorde na descarga de fertilizantes no 1º semestre, com 5.197.527 toneladas.

Melhor semestre da história em movimentação com 28.177.335 toneladas

2022

Com 4,1 milhões de toneladas transportadas, portos do Paraná têm melhor janeiro da história

Melhor fevereiro da história – 5.076.757 toneladas

Melhor bimestre da história – 9.234.295 toneladas