Pesca, futebol e história: Barrancos chega aos 53 anos e faz parte de Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 29/08/2024 às 14h16

Que o futebol sempre foi e, provavelmente, sempre será a paixão do brasileiro, é um consenso nacional. E o amor pelo esporte é tão grande que, além dos grandes times, com orçamentos milionários, as equipes de bairro, de escola, do trabalho e dos balneários também têm um lugar especial no coração da população. Assim é a história do Barrancos Sport Club. Fundado em 28 de agosto de 1971, por um grupo de amigos pescadores do balneário Barrancos, em Pontal do Paraná, o time segue fazendo adeptos e torcedores. Mesmo tristes com a morte de um dos seus fundadores, Jair Crisanto da Silva, o “Seo Jair de Barrancos”, falecido no último mês de março, aos 86 anos, os jogadores do time exaltam sua história e têm muito a comemorar na próxima quarta-feira (28), quando o clube completará 73 anos de fundação.

Nossa comunidade é tradicional pesqueira, então, a gente é tudo envolvido com o Barrancos. Sempre comemoramos o aniversário do time com uma festança, mas, este ano, com a morte do meu avô, só queremos homenageá-lo”, disse Cleonice Silva do Nascimento, neta do Seo Jair e apoiadora do Barrancos.

David e Sthefani fazem parte da família Barrancos, que honram o legado deixado pelo avô dela, Seo Jair. Foto: Acervo do Barrancos
David e Sthefani fazem parte da família Barrancos, que honram o legado deixado pelo avô dela, Seo Jair. Foto: Acervo do Barrancos

Um amor: várias categorias


Como todo time grande que se preze, o Barrancos Sport Club tem a equipe principal e as de outras categorias.

Temos a equipe principal, que é a que mais disputa campeonatos de campo de grama natural; temos a categoria Master 40, que também disputa campeonatos; temos categorias que disputam grama sintética Fut 7, com Principal, Master e Veteranos; fora o nosso time de amistosos”, detalha o técnico do Barrancos, Fabiano Miranda do Nascimento, mais conhecido como Fábio.

E, como todo time amador, os atletas não têm tanto tempo quanto gostariam para se dedicar ao esporte.

Infelizmente, por conta de nossos trabalhos, não há tempo para treinos durante a semana. Mas no sábado sempre nos reunimos”, conta Fábio, que trabalha na área de segurança e já nasceu entre a torcida do Barrancos.

O clube entrou na minha vida porque cresci vendo meu pai e meus tios jogarem, nasci respirando Barrancos. Representa uma paixão ver o nome do Barrancos brilhando em cada lugar que passamos. Ajudo a fazer isso por carinho e amor a tudo que os fundadores construíram desde a criação do Barrancos”, completa o técnico.

Novas gerações


David Tissot Dias, 29 anos, joga no Barrancos há 14 anos, sendo que, nos últimos 7, tem atuado como capitão da equipe principal. Para ele, o amor pelo time é vivido em família.

Eu e minha esposa amamos o Barrancos. Nossa filha já nasceu dentro de campo! Com 15 dias ela já estava acompanhando o papai e a mamãe no campo, pois dentro da nossa casa a gente respira o Barrancos”, diz David, ao JB Litoral.

A esposa do David, Sthefani Silva Perotto, é neta do Seo Jair e atua junto com o marido na organização do clube.

Há 7 anos, quando Seo Jair pediu que ajudássemos na organização, estávamos com uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes e nossa equipe principal vinha numa fase muito ruim. Assim, aceitamos juntamente com o Fábio e Seo Walter, pai do Fábio, comandar a equipe. Com isso, conseguimos colocar a nossa equipe de volta de onde ela não deveria ter saído”, completa David, com orgulho.

Entre os resultados recentes em destaque está o vice-campeonato da Copa Litoral de Futebol Amador 2023. Atualmente, o Barrancos disputa a semifinal da competição.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *