Pilotos veteranos de motocross encantaram o público em Pontal do Paraná no final de semana


Por Flávia Barros Publicado 21/11/2022 às 12h37 Atualizado 17/02/2024 às 22h06

Foi um final de semana de céu azul e muitas manobras que encantaram quem foi até a pista de motocross, localizada próxima ao embarque para a Ilha do Mel, no balneário Pontal do Sul. O 2º Encontro Nacional de Motocross aconteceu sábado (19) e domingo (20), em Pontal do Paraná. O evento foi uma confraternização dos veteranos nacionais e internacionais da modalidade – esporte de corrida com vários modelos e tipos de motos.

Cerca de 50 pilotos participaram da competição, no entanto, pelo menos outros 80 deixaram de estar presentes por conta de bloqueios em estradas e dificuldades para chegar ao evento. Entre os que estiveram na comemoração, destaca-se a presença de Álvaro Candido Filho (o Paraguaio), duas vezes campeão brasileiro e campeão latino americano da modalidade.

Outro grande nome do esporte que esteve presente foi Roque Colman, quatro vezes campeão mundial de veteranos e, atualmente, com 77 anos. A ‘prata da casa’, Cristiano Pepito, morador de Pontal e com 20 anos de carreira no motocross também participou.  

De acordo com o organizador, Eduardo Saçaki, o evento reuniu os pilotos que participam desde o início dos encontros e já fizeram ou continuam fazendo história no motocross. “É uma confraternização dos pilotos ídolos, ícones que construíram a estrutura do nosso motocross e formaram a história desde o início. Durante a comemoração eles correram, e também receberam troféus nas categorias divididas em Mx5 para pilotos de 55 anos, Mx55 para pilotos de 55 a 60 anos e assim consecutivamente”, explicou.

PROGRAMA EM FAMÍLIA

Eduardo Saçaki (o Japonês Voador) também comentou que a rivalidade ficou no passado. “Nós viemos para reencontrar velhos amigos e nos confraternizar, ouvir as histórias e contar algumas também. No passado éramos adversários, hoje somos amigos. A pista é moderna e tem sido elogiada pelos pilotos, alguns já chegaram dizendo que ela é incrível e ficamos felizes em recebê-los“, disse o organizador.

A comemoração foi aberta ao público geral que compareceu e ainda aproveitou para lanchar na área de alimentação, que contou com barracas e food truck. O evento teve o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná.


ORGULHO DO PARANÁ

Conhecido como ‘Japonês Voador’, Saçaki foi o primeiro paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro de motocross. Campeão Brasileiro de Motocross da principal categoria em 1988 e 1989, ele ficou conhecido pelo seu estilo arrojado de pilotar. Depois de se aposentar do esporte, em 2005, após um grave acidente, ele fez pequenos retornos às pistas e atualmente promove eventos como o encontro de veteranos.

TRAJETÓRIA

Saçaki nasceu em Curitiba, em 11 de maio de 1969. Aos 13 anos já andava de moto pela cidade de Cascavel, onde morava com a família, quando entrou para a motovelocidade no autódromo local. No ano de 1984 começou sua carreira no Motocross Nacional.

Em 1985, foi piloto oficial da Agrale e em 1986, com apenas 16 anos, já era piloto Oficial Yamaha do Brasil, pela equipe Shell/Marlboro à qual representou por 17 anos de sua carreira.

Apesar da pouca idade, foi Bicampeão Brasileiro de Motocross nos anos de 1988 e 1989 na principal categoria do campeonato. No começo dos anos 1990, quando já era penta-campeão de supercross e campeão no motocross, foi parar no Japão, onde foi vice-campeão Japonês de Motocross e campeão de Freestyle, em 1992.

Após seu retorno do Japão, foi piloto destaque no Brasil e no estado de Santa Catarina. Competiu também nos EUA, Europa e em toda a América Latina.

No ano de 1999 resolveu se dedicar somente ao Arena Cross, modalidade em que foi seis vezes Campeão Brasileiro. Em 2003 resolveu voltar a competir no Brasileiro de Motocross. Dois anos depois, em 2005, o piloto caiu em um treino na cidade de Carlos Barbosa (RS), onde sofreu lesões graves.