Ratinho Junior vem a Paranaguá e conhece navio cargueiro com velas do tamanho do Cristo Redentor


Por Flávia Barros Publicado 20/09/2023 às 21h40 Atualizado 19/02/2024 às 00h10
Visita ao navio ocorreu na tarde desta quarta (20). Foto: Portos do Paraná/ Claudio Neves

Conforme noticiou o JB Litoral, na última sexta-feira (15), chegou ao Porto de Paranaguá o navio graneleiro Pyxis Ocean, que está em sua viagem inaugural. A embarcação partiu de Xangai, na China, no começo de agosto e tem a façanha de ser um dos navios mais “verdes” do mundo. O cargueiro é equipado com velas metálicas, que podem ajudar a reduzir as emissões de poluentes em até 30%. As estruturas têm 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares ou à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta quarta-feira (20), o navio recebeu a visita do governador do estado, Ratinho Junior (PSD).

O nosso porto de Paranaguá, que é referência em sustentabilidade e eficiência, foi o primeiro do mundo a receber esse navio. É uma demonstração de que o mundo está olhando para o Paraná, que é referência em produção, logística e sustentabilidade”, declarou o governador

Logística sustentável

Fretado pela multinacional Cargill, o navio será carregado com 63 mil toneladas de farelo de soja no terminal marítimo paranaense, de onde parte com destino à Polônia.

Nenhuma outra embarcação tem esse mecanismo de velas, que economiza toneladas de combustível em uma viagem de 40 dias. O porto de Paranaguá recebe mais de 3 mil navios por ano, e a tendência para o futuro é ampliar a economia de combustível nesses cargueiros, trazendo um equilíbrio maior ao meio ambiente nas operações portuárias”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Receber um navio com essa inovação demonstra que o nosso porto é referência para o mercado em eficiência e sustentabilidade, o que nos compele a inovar cada vez mais, para oferecer uma opção logística sustentável para o mundo”, completou Garcia.

Outra experiência

A Portos do Paraná é signatária do Pacto Global da ONU e tem se destacado para atrair embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa.

Em maio do ano passado, o porto de Paranaguá já havia recebido o navio MV Afros, também graneleiro e que usava velas rotatórias para ajudar na propulsão e reduzir o consumo de combustível. A economia pode chegar a 12,5% graças aos rotores que giram com a passagem do vento e ajudam a impulsionar a embarcação. Assim como o Pyxis Ocean, o MV Afros possui motor a combustão, mas nesse caso pode atuar com menos potência e gastar menos combustível fóssil.