Sanepar começa a instalar novas estruturas para garantir o abastecimento de água durante a temporada de verão


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/11/2022 às 00h49 Atualizado 17/02/2024 às 22h00

Desde segunda-feira (14), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começou a instalar 33 geradores de energia elétrica nos sistemas de abastecimento de água do Litoral. O objetivo é preparar a rede para a temporada de verão 2022/2023, que começa no próximo mês.

Os equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, e deverão assegurar o funcionamento das unidades de produção e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto, mesmo em casos de queda no fornecimento de energia.

Ao JB Litoral, o gerente regional da Sanepar, Marcos Eduardo Muniz, explica a importância dos geradores durante a temporada de verão. “A Sanepar funciona de duas formas para o abastecimento de água: por gravidade, onde nossos reservatórios ficam num ponto alto e vão abastecendo a parte mais baixa da cidade; e por recalque, que são as bombas. Como o Litoral é plano, é necessário, quase na totalidade, a utilização desses recalques para conseguir abastecer, porque os reservatórios ficam quase no mesmo nível das residências. Então os geradores são necessários porque se houver alguma queda de energia, eles são acionados automaticamente, sem parar a produção mesmo com falta de energia”, diz.

Muniz informa que os geradores estão sendo instalados nas captações, estações de tratamento de água, reservatórios e em elevatórias de estação de tratamento de esgoto, nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. “É uma garantia dada pela Sanepar que, caso haja algum problema no fornecimento de energia, a água continuará sendo abastecida”, comenta.

Mais estruturas

Além disso, também serão ativados seis reservatórios modulares (contêineres) com elevatórias de bombeamento e capacidade de 70 mil litros de água cada, distribuídos em pontos estratégicos em Matinhos (três) e Pontal do Paraná (três). Essas unidades se somam aos 17 reservatórios fixos das duas cidades, ampliando para 23,2 milhões de litros a reservação durante a temporada.

Os seis novos contêineres estão sendo colocados em pontos com certa deficiência de água. Eles têm um recalque e são abastecidos através de caminhão pipa”, diz Muniz.

Ele ainda explica que com o objetivo de evitar problemas de desabastecimento durante a temporada, quando o Litoral chega a receber milhões de turistas, haverão vários pontos de injeção na rede. Isso significa que em áreas que podem sofrer algum tipo de falta d’água, a Sanepar irá injetá-las através de caminhão pipa direto na rede.

Serão 15 caminhões-pipa que irão levar água tratada aos contêineres e injetar diretamente na rede de distribuição nas regiões mais críticas. Se necessário, os caminhões-pipa serão acionados para atender desabastecimentos relatados por clientes e registrados no telefone 0800 200 0115”, informa. Ele complementa que na temporada de 2021/2022, os caminhões ajudaram muito no abastecimento.

Toda a estrutura temporária que está sendo instalada pela Sanepar visa atender com abastecimento regular moradores e veranistas nos meses de alta temporada e, principalmente, nas festas de fim de ano, quando o consumo diário de água passa dos 32 milhões para cerca de 82 milhões de litros.

Desabastecimento

Questionado a respeito da possibilidade de falta de água durante a temporada de verão, o gerente regional do Litoral da Sanepar afirma que “as duas últimas já foram muito melhores do que as anteriores”. Sobre a diminuição no fluxo de turistas nos dois últimos anos, por conta da pandemia de coronavírus, ele diz que “apesar da pandemia, tivemos, de acordo com a estimativa, 2 milhões de pessoas na virada de ano no Litoral, em 2021/2022. Conseguimos atender de forma satisfatória e não houve tantos problemas”.

Ele também informa que a Sanepar investiu em adutoras em Pontal do Paraná, do balneário Canoas até Ipanema; realizou a instalação de um anel de distribuição (booster) em Guaratuba, entre outros. “Isso fez com que reduzisse consideravelmente o número de falta de água”, comenta.

Muniz destaca que para a temporada deste ano, a expectativa é de que o Litoral esteja ‘’de casa cheia’’. “As pessoas irão querer ver a engorda da praia e, finalmente, passamos a fase da pandemia. Então a Sanepar espera o Litoral com bastante turistas”, finaliza.