Sanepar e Prefeitura de Pontal do Paraná iniciam novas fases de regularização fundiária na Chácara São Pedro


Por Cleverson Teixeira Publicado 29/08/2024 às 15h14
As ruas beneficiadas serão a Paranaguá, Taquari e Timbirás. A expectativa da Prefeitura é que o Processo de Regularização Fundiária chegue a 100% de adesão. Foto: Prefeitura de Pontal
As ruas beneficiadas serão a Paranaguá, Taquari e Timbirás. A expectativa da Prefeitura é que o Processo de Regularização Fundiária chegue a 100% de adesão. Foto: Prefeitura de Pontal

No último sábado (24), ocorreu, no Bar do Aurélio, em Pontal do Paraná, um evento realizado pela Sanepar em parceria com a Prefeitura para beneficiar a região da Chácara São Pedro no que diz respeito ao saneamento básico. A iniciativa, que contou com a participação e apoio da Copel, tem como objetivo promover melhorias no processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB), que já está em andamento na cidade desde janeiro de 2024.

A ação faz parte de um trabalho de aprimoramento das ligações de água e esgoto. Com isso, foi iniciada mais uma fase (nas ruas Paranaguá, Taquari e Timbirás) do cadastramento dos lotes que serão contemplados com esses serviços essenciais. Para assegurar que todas as áreas sejam atendidas, a Prefeitura, após a etapa dos cadastros, expandirá os registros dos moradores de outras localidades.

Este é um momento fundamental para a comunidade de Pontal do Paraná. A regularização fundiária, em conjunto com a ampliação da infraestrutura, traz segurança jurídica, melhora a qualidade de vida da população e valoriza os imóveis da região”, destacou a Prefeitura de Pontal.

Em entrevista ao JB Litoral, a secretária de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Elizabeth Boaretto, relatou que está na expectativa para que o processo de regularização atinja todas as regiões. Conforme ela, foi recolhido, pela Prefeitura e Sanepar, uma média de 60 cadastros no último sábado. “Nesse mutirão de cadastramentos, para melhorar a infraestrutura, mais ou menos 60 pessoas se registraram. Então, realizamos essa primeira etapa e esperamos chegar a 100% de adesão com os outros processos de cadastramento”, disse.

BENEFICIADO COM A AÇÃO

Daniel Paulino da Silva, que mora na Chácara São Pedro há cinco anos, participou do cadastro em janeiro deste ano. Ele considerou o processo da REURB importante e benéfico para a população. “Ao realizarmos a regularização, teremos acesso a serviços essenciais, como água e luz em nossos próprios nomes. Isso proporciona uma melhoria significativa, especialmente diante da situação atual causada pelas chuvas intensas, com fios expostos, representando um risco para a comunidade“, contou Daniel.

Além disso, Daniel disse que, com a Regularização Fundiária Urbana, a comunidade poderá fazer reivindicações por melhorias à Prefeitura quando necessário. “A situação atual do bairro, com a falta de infraestrutura, dificulta até mesmo a possibilidade de investimentos para o desenvolvimento. Portanto, acredito que o cadastro para regularização não apenas melhorará as condições de moradia, mas também abrirá caminho para a comunidade exigir melhorias necessárias e, assim, contribuir para o progresso do bairro”, concluiu Daniel Paulino.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *