Setor turístico se aprimora para receber navios de cruzeiro e impulsionar novas oportunidades no Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/11/2023 às 16h00 Atualizado 19/02/2024 às 06h12
Em 1º de dezembro, o porto parnanguara receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque da MSC Cruzeiros. Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Os setores público e privado de Paranaguá afirmam que estão preparados para uma grande transformação no turismo, com a abertura do porto para receber navios de cruzeiro. A partir desta sexta-feira (1º), o porto parnanguara receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque da MSC Cruzeiros.

É a primeira vez que Paranaguá se tornará um ponto de embarque de navios de passageiros, o que representa um marco importante para o turismo no estado. O navio MSC Lirica será o primeiro a partir da cidade. Além disso, já está prevista a escala de mais um navio em 23 de dezembro, com capacidade para 3 mil passageiros, partindo de Buenos Aires, na Argentina.

No total, serão 16 cruzeiros de 7 noites, passando por cidades como Itajaí, no Brasil, Punta Del Leste, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. A estimativa da companhia é de que mais de 10 mil turistas embarquem e desembarquem no porto de Paranaguá.

Além dos passageiros, espera-se a chegada de mais de 41 mil turistas em trânsito na região, que terão a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos, como a Ilha do Mel, Morretes, as praias entre outros

Preparação do trade turístico

José Reis de Freitas Neto, o Juca, diretor-executivo da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), ressalta que esse marco representa um avanço notável para o turismo paranaense. Ele esclarece sobre o trabalho da Adetur ao preparar o Litoral para a recepção dos turistas.
José Reis de Freitas Neto, o Juca, diretor-executivo da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), ressalta que esse marco representa um avanço notável para o turismo paranaense. Ele esclarece sobre o trabalho da Adetur ao preparar o Litoral para a recepção dos turistas.

Desde agosto estamos empenhados nesse trabalho. A Adetur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, a Viaje Paraná e a Secretaria de Turismo de Paranaguá, realizou visitas a cada município e à Ilha do Mel para fornecer informações sobre a operação dos navios em Paranaguá para os anos de 2023 e 2024“, explica ao JB Litoral.

Juca Reis, diretor-executivo da Adetur Litoral, fala sobre a preparação dos empresários para receber os turistas. Foto: Alep


Juca também destaca os preparativos para a recepção dos turistas. “Teremos dois pontos de recepção: um no Mega Rocio para check-in e check-out, e o receptivo na Praça Mário Roque, com 10 estandes para os municípios apresentarem produtos turísticos e passeios; também terá um espaço de descanso para o pessoal ficar aguardando. Os passeios terão uma janela das 8h às 16h, permitindo que os visitantes retornem aos navios a tempo. É uma estrutura bem bacana e toda a identidade visual está sendo feita pelo Estado; já tive uma prévia e está ficando muito bonita“, diz.

Ele ainda informa que na Praça Mário Roque será montada uma tenda, com palco para apresentações aos visitantes.

Funcionamento dos restaurantes


Em relação aos principais restaurantes da zona turística, como a Casa do Barreado, A’Bonbonne e o Carmelo, ele informa que abrirão em horário normal na sexta-feira, que é o dia do receptivo ao navio.  

A Casa do Barreado, por exemplo, que não abre nas sextas, abrirá durante a temporada dos cruzeiros. Além disso, faremos uma capacitação de atendimento para os garçons, incluindo informações turísticas”, conta.

O presidente do Convention & Visitors Bureau Paranaguá, André Alexandre, também garante que os empresários do ramo gastronômico estão cada vez mais atentos ao mercado e, consequentemente, à temporada que se aproxima. “Não podemos afirmar que todos os restaurantes funcionarão, mas acredito que uma parte importante do setor trabalhará também com horários alternativos”, diz ao JB Litoral.

Ele acrescenta que os empresários têm se mostrado bastante empolgados e se movimentando com parcerias para atender da melhor maneira possível os turistas. “Só para citar alguns exemplos, através do Convention, os restaurantes associados estão confeccionando cardápios trilíngue para os turistas estrangeiros. Também estamos confeccionando mapas com pontos turísticos, restaurantes e passeios para facilitar a vida do turista na nossa cidade”, informa.

Fomento à construção do segmento turístico


Juca também destaca que é notável o entusiasmo dos empresários de Paranaguá, principalmente da nova geração à frente dos negócios. “Esta geração está investindo no turismo, e nosso esforço conjunto de divulgação, em parceria com o Convention, vai além da chegada dos navios. Estamos realizando ações que ficarão para o trade turístico, para atrair os visitantes aos nossos estabelecimentos. Então, esse sangue novo só vem a somar, a ajudar nessa nova empreitada”, avalia.

Segundo ele, a Adetur, em colaboração com o Estado, a Secretaria de Turismo de Paranaguá e as secretarias dos municípios do Litoral, está fortalecendo os pacotes turísticos de cada local. Contudo, a região ainda não dispõe de produtos de turismo, como por exemplo, passeios, por isso, a chegada dos navios fomenta a construção desse novo segmento.

Reconhecemos que o navio é um catalisador que impulsiona a construção desses pacotes, atraindo turistas não apenas dos navios, mas de todo o Brasil, proporcionando novas oportunidades a todos os municípios do Litoral venderem e comercializarem seus produtos”, destaca Reis.

Para o diretor-executivo da Adetur, a chegada do navio não é “o fim, mas um impulso para que os empresários repensem seus modelos de negócios”. Ele considera que a abertura do porto parnanguara para a temporada de cruzeiros exige um nível mais elevado de atendimento, como o bilíngue, motivando a preparação do trade turístico na hora de oferecer serviços de qualidade.

Novo momento no turismo


Juca classifica a atualidade como “um novo momento no turismo”, por isso, ele destaca que o envolvimento e mobilização do setor são essenciais para aproveitar as oportunidades oferecidas, seja nos fins de semana ou ao longo da semana, atraindo turistas para todo o Litoral.

O presidente do Convention & Visitors Bureau Paranaguá, André Alexandre, revela que foram feitas parcerias com operadores turísticos para formatar os passeios pelo Litoral com todo o conforto e segurança.

Sabemos que o turismo pujante tem o poder de gerar renda não só para os empresários, como movimentar toda a cadeia, aumentando a renda do município, gerando impostos, maximizando a renda para a população local. Vemos essa oportunidade como única, um marco para nossa região, sendo um start para novos e grandiosos projetos turísticos”, avalia.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, ressalta que a abertura do porto para o embarque de passageiros representa um marco significativo no turismo paranaense. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Já a secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, compartilha os recentes avanços na preparação para a abertura do porto de Paranaguá ao turismo de passageiros. “Conduzimos reuniões produtivas com diversos setores-chave, incluindo representantes do trade turístico, profissionais da saúde e forças de segurança. Agora, estamos à beira da concretização desse projeto, pois todos os elementos estão cuidadosamente planejados”, diz.

Ela ressalta que a abertura do porto para o embarque de passageiros representa um marco significativo no turismo paranaense. “Esta iniciativa promete não apenas impulsionar o desenvolvimento econômico, mas também gerar empregos e aumentar a receita não apenas em nosso município, mas em toda a região“, conclui.