Terminal Urbano de Paranaguá se transforma em “galeria” de obras de arte


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/09/2023 às 16h37 Atualizado 18/02/2024 às 23h33

O Terminal Urbano de Paranaguá é um ponto de encontro diário para centenas de pessoas que utilizam o transporte público da cidade e, inclusive, para aqueles que acessam aos serviços oferecidos no local. Nesta sexta-feira (15), o espaço icônico ganhou um toque especial com a chegada do projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida,” uma iniciativa que busca traduzir a essência e as características únicas da cidade Mãe do Paraná por meio da arte.

Arte em metal: “O Grande Mar Redondo” de Janete Mehl

Uma das obras que agora enriquecem o cenário urbano de Paranaguá é a escultura intitulada “O Grande Mar Redondo”, uma criação da artista plástica Janete Mehl. A escultura única, moldada com mais de 300 quilos de aço, é uma obra-prima de metal e arte tridimensional.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, a obra emociona e transmite ideias poderosas através de sua forma. A escultura retrata peixes que convergem para o ponto central da obra, simbolizando o azul do mar e a roda do desenvolvimento da cidade. “Sua estética equilibrada e cativante estabelece um diálogo com a população local, refletindo as riquezas naturais e a importância do mar para a cidade de Paranaguá”, explica.

A escultura intitulada “O Grande Mar Redondo” retrata peixes que convergem para o ponto central da obra, simbolizando o azul do mar e a roda do desenvolvimento da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Muralismo inspirado na Mãe do Paraná: “Paranaguá em Cores” de Luciana Gnoatto

A segunda obra de arte que agora embeleza o panorama urbano da cidade é o mural “Paranaguá em Cores”, criado pela artista muralista Luciana Gnoatto. O mural é uma homenagem às diversas facetas do município, incorporando símbolos frequentemente associados à comunidade caiçara. Entre esses elementos estão a tainha, a figura da mulher caiçara, o mangue, o mar, as fases da lua, o pássaro tie-sangue, a banana e o artesanato local.

Contato com a arte

Para a secretária, a intervenção cultural promovida pelo projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida” enriquece a experiência dos moradores e visitantes de Paranaguá, adicionando um toque de beleza e significado à vida cotidiana na cidade. “Com essas obras de arte, a história e a cultura de Paranaguá ganham vida nas nossas ruas, celebrando a identidade única desta cidade que tanto se orgulha de suas tradições e riquezas naturais”, diz.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) destaca a relevância da iniciativa. “Este projeto visa a preservação de bens públicos e oferece aos alunos da rede pública contato com as artes visuais”, comenta.

Um dos principais objetivos da iniciativa é promover a educação patrimonial de forma acessível e envolvente, direcionada especificamente a adolescentes do Paraná. Desta forma, o projeto cria oportunidades para que os jovens tenham um contato significativo com as artes visuais e o patrimônio da região.

O “Fazendo Arte Tecendo a Vida,” cuja proponente é a renomada artista plástica Janete Mehl, é uma realização conjunta da Unicultura e Trento Edições Culturais. A iniciativa foi viabilizada por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) e conta com o incentivo de empresas como a Copel, Frimesa e Rodoparaná.

*Com informações da Secultur