Fim do Carnaval marca o início da Quaresma em Paranaguá: bispo Dom Edmar destaca a importância do período de penitência e solidariedade


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/02/2024 às 20h25

Após os quatro dias de carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas (14/2) marcou o início da Quaresma no calendário cristão, e é caracterizada por ser um dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. O período de 40 dias que antecede a comemoração da Páscoa é marcado por penitência, jejum e orações pelos católicos.

Em Paranaguá está sediada a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, sede que compreende todos os municípios do Litoral e Bocaiúva do Sul, Adrianópolis, Cerro Azul, Campina Grande do Sul, Tunas do Paraná e Doutor Ulysses. Com muitos devotos ao catolicismo, o bispo diocesano Dom Edmar Peron falou sobre o início da Quaresma.

A missa que deu início ao período em Paranaguá foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Paz, presidida por Dom Edmar Peron. “A missa, nesta quarta-feira, marca na igreja o início de um caminho, e quando a gente tem a possibilidade de iniciar um caminho, o nosso coração se enche de esperança, porque há possibilidades novas, queremos dar um passo novo, queremos alcançar algo novo em nossas vidas”, disse.

bispo dom edmar
Com muitos devotos ao catolicismo em Paranaguá, o bispo diocesano Dom Edmar Peron falou sobre o início da Quaresma. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ele ainda ressaltou que a Quaresma é um tempo de convite insistente à conversão. “Não que os outros tempos da vida da igreja não sejam tempos de conversão, mas esse o é de modo particular. A conversão, ela se mostra por uma adesão do coração a Deus, mas no amor concreto aos irmãos”, destacou o bispo.

Início da Campanha da Fraternidade

Além disso, com o início da Quaresma também é iniciada a Campanha da Fraternidade, pelo mesmo período, que traz consigo uma proposta concreta: a de promover a fraternidade como um elemento presente na sociedade, transcendendo as fronteiras das comunidades. O projeto é promovido há 60 anos pela Igreja Católica e busca aprofundar um tema útil para a sociedade. Em 2024, o tema é “Fraternidade e Amizade Social”.

Buscamos cultivar essa amizade social, que se manifesta nos sinais de fraternidade, reconciliação e solidariedade, através de gestos e atitudes concretas de conversão quaresmal”, disse Dom Edmar.

Durante a Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, as comunidades cristãs católicas e ecumênicas realizam arrecadação para compor o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; 60% dos recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana.

Reabertura do seminário

Outra novidade da Diocese de Paranaguá é a reabertura do Seminário Propedêutico São João XXIII, localizado na Paróquia da Paz. O seminário tem um caráter introdutório com vista à sucessiva formação sacerdotal. Ou seja, é uma etapa indispensável para todos os candidatos ao Seminário Maior.

missa-da-paz-
A missa que deu início à Quaresma em Paranaguá foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Paz, presidida por Dom Edmar Peron. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Seminário Propedêutico São João XXIII dá início às atividades em 2024 com a participação de cinco jovens. “O nosso seminário tem três grandes etapas, normalmente as pessoas se recordam da filosofia, da teologia, estas duas acontecem em Campina Grande do Sul, no nosso Seminário Diocesano, mas a primeira etapa é chamada Propedêutico”, explicou Dom Edmar.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *